Perspectivas conceituais sobre o multiculturalismo e a educação multicultural: uma investigação do campo
Resumo
A noção de multiculturalismo e políticas multiculturais em suas várias articulaçõestem sido de grande importância para a elaboração e implementação de políticaseducacionais, currículo e educação de professores no Canadá. Este artigo investigaperspectivas conceituais com as quais os docentes e profissionais engajadosem pesquisa educacional buscam entender as dinâmicas das políticas de multiculturalismo.Estas perspectivas incluem (mas não estão limitadas a): perspectivasde multiculturalismo conservador, multiculturalismo liberal e liberal de esquerda,multiculturalismo crítico, educação antirracismo e educação antiopressão. Elas nãorepresentam a totalidade das possibilidades de perspectivas utilizadas pelos docentese profissionais da área. Além disso, não são monolíticas e/ou consensuais,uma vez que existem debates internos e intrínsecos a elas que exigem esforços deinvestigação sobre o tema.Palavras-chave: Multiculturalismo. Perspectivas conceituais. Multiculturalismo crítico.Educação antirracismo. Educação antiopressão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-07-24
Edição
Seção
Artigos