A formação pedagógica continuada dos docentes na universidade: caminhos e descaminhos

Resumo

O texto tem por objetivo discutir a formação continuada de docentes da educação superior. Considera que as ações de grande parte das Instituições de Educação Superior (IES) se caracterizam pelo tratamento isolado, descontextualizado e instrumental da formação docente. Destaca que os paradigmas que orientaram a formação e a atuação docente na educação superior reafirmam o modelo tradicional ou proclamam uma lógica instrumental e utilitarista. Se por um lado acentua-se a exigência da formação docente em nível de pós-graduação, embora prescinda da formação pedagógica, por outro são intensificadas as necessidades de qualificação da formação continuada na IES, para a qual a dimensão pedagógica é considerada imprescindível. Nesse contexto, toma por base os dados originados do levantamento das ações de formação continuada de docentes, bem como das suas práticas, mais especificamente as estratégias de ensino-aprendizagem. A análise indica que as ações seguem uma perspectiva instrumental de formação, mediante iniciativas isoladas e muitas vezes desvinculadas do projeto educativo institucional. Em relação às práticas docentes, os dados evidenciam a prevalência de práticas tradicionais de ensino-aprendizagem, sustentadas pela reprodução de modelos e pelo emprego em massa da aula expositiva. Por fim, ressalta a necessidade de rever o caminho trilhado até o momento e aponta aspectos que podem favorecer a formação continuada de docentes e impactar positivamente os processos de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Formação continuada. Pedagogia universitária. Política institucional de formação docente. Prática pedagógica.

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Publicado

2012-03-20