PROUNI: POLÍTICA PÚBLICA DE AÇÃO AFIRMATIVA
Resumo
O presente artigo tem como objetivo demonstrar a importância dos estudos sobre as políticas públicas, especialmente as políticas públicas afirmativas. Diante desse objetivo, pretende-se identificar quais os resultados trazidos por meio da implantação do Programa Universidade Para Todos. O direito à educação é um direito social, é um direito de todos e um dever constitucional a ser efetivado pelo Estado. A adoção de políticas públicas afirmativas que promovam condições de acesso ao ensino superior para as pessoas integrantes dos grupos minoritários é fundamental para tornar real à concretização da igualdade material. O resultado do estudo tornou evidente que a implantação das políticas públicas afirmativas é uma ferramenta viável a ser utilizada pelo governo, contribuindo desde já para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.
Palavras-chave: Políticas Públicas Afirmativas. Direito à educação. PROUNI- Programa Universidade Para Todos. Minoria.
ABSTRACT
This article aims to demonstrate the importance of studies on public policy—especially on affirmative public policies. Given this goal, the intent is to identify the results of deploying the University Program for All. The right to education is a social right as well as a constitutional duty of the state. The adoption of affirmative public policies that promote access to higher education for members of minority groups is key to putting material equality into practice. The results of the study made evident the fact that the implementation of affirmative public policies is a viable for the government to use, and contributes to building a free, just society that promotes solidarity.
Keywords: Public Policy Statements, The right to education, PROUNI - University Program for All, Minority.
Downloads
Referências
ALVIM, Arruda. Direitos sociais: qual o seu futuro? Revista Forense, Rio de Janeiro, v.403, n.105, p.4-30, maio./jun.2009.
APPIO, Eduardo. Controle judicial das políticas públicas no Brasil. Curitiba: Juruá, 2009.
APPIO, Eduardo. Teoria Geral do Estado e da Constituição. Curitiba: Juruá, 2010.
ATCHABAHIAN, Serge. Princípio da igualdade e ações afirmativas. 2.ed. São Paulo: RCS, 2006.
BRASIL. Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade Para Todos – Prouni, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei nº 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Brasília, DF, 2005. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/L11096.htm >. Acesso em: 09/10/2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Universidade Para Todos. Bolsistas por modalidade de ensino. Brasília, DF. Disponível em: < http://prouniportal.mec.gov.br/images/arquivos/pdf/Representacoes_graficas/bolsistas_por_modalidade_de_ensino1.pdf >. Acesso em: 15/10/2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Universidade Para Todos. Bolsistas por tipo de bolsa. Brasília, DF. Disponível em: < http://prouniportal.mec.gov.br/images/arquivos/pdf/Representacoes_graficas/bolsistas_por_tipo_de_bolsa.pdf >. Acesso em: 15/10/2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Universidade Para Todos. Bolsistas por sexo. Brasília, DF. Disponível em: < http://prouniportal.mec.gov.br/images/arquivos/pdf/Representacoes_graficas/bolsistas_por_sexo.pdf >. Acesso em: 15/10/2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Universidade Para Todos. Bolsistas por raça. Brasília, DF. Disponível em: < http://prouniportal.mec.gov.br/images/arquivos/pdf/Representacoes_graficas/bolsistas_por_raca.pdf >. Acesso em: 15/10/2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Universidade Para Todos Bolsistas por região. Brasília, DF. Disponível em: < http://prouniportal.mec.gov.br/images/arquivos/pdf/Representacoes_graficas/bolsistas_por_regiao.pdf >. Acesso em: 15/10/2013.
BRITO FILHO, José Claudio Monteiro. Ações afirmativas. 2.ed. São Paulo: LTr, 2013.
CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. Política de ensino superior e renúncia fiscal: da reforma universitária de 1968 ao PROUNI”. Disponível em < www.anped.org.br/reunioes/28/textos/gt11/gt11532int.rtf >. Acesso em: 30/10/2013.
CARVALHO, Kildare Gonçalves. Direito Constitucional positivo. 20. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2013.
CATANI, A.M.; GILIOLI, R.S.P.; HEY, A.P. Prouni: democratização de acesso às Instituições de Ensino Superior? Educar, Curitiba, n.28, p.125-140,2006.
CDN. Prouni leva mais alunos de baixa renda às universidades. Revista Brasilis. Disponível em: < http://revista.brasil.gov.br/reportagens/prouni-leva-mais-alunos-de-baixa-renda-as-universidades/prouni-leva-mais-alunos-de-baixa-renda-as-universidades >. Acesso em: 09/11/2013.
CHIMENTI, Ricardo Cunha [et. al.] Curso de direito constitucional. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 3. ed. São Paulo: LTr, 2004.
DIAS, Reinaldo; MATOS, Fernanda. Políticas públicas: princípios, propósitos e processos. São Paulo: Atlas, 2012.
DURHAM, Eunice R..O ensino superior no Brasil: público e privado. Disponível em: < http://nupps.usp.br/downloads/docs/dt0303.pdf>. Acesso em: 10/11/2013.
DWORKIN, Ronald. Levando os direitos a sério. Tradução Nélson Boeria. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
FACEIRA, Lobelia da Silva. Programa Universidade Para Todos: Política de Inclusão Acadêmica e Social?.Novo Enfoque. Disponível em: < http://www.castelobranco.br/sistema/novoenfoque/files/07/06.pdf >. Acesso em: 19/10/2013.
FONTE, Felipe de Melo. Políticas públicas e direitos fundamentais: elementos de fundamentação do controle jurisdicional de políticas públicas no estado democrático de direito. São Paulo: Saraiva, 2013.
GOMES, Joaquim Benedito Barbosa. SILVA, Fernanda Duarte Lopes Lucas da. As ações afirmativas e o processo de promoção da igualdade efetiva. Disponível em: < http://www.cjf.jus.br/revista/seriecadernos/vol24/artigo04.pdf >. Acesso em:10/09/2013.
IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresminimos/sinteseindicsociais2009/indic_sociais2009.pdf >. Acesso em: 10/11/2013.
KRELL, Andreas J. Direitos sociais e controle judicial no Brasil e na Alemanha: os (des)caminhos de um direito constitucional “comparado”. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2002.
LINHARES, Mônica Tereza Mansur. O direito à educação como direito humano fundamental. Revista Jurídica Universidade de Franca, ano 7, n.13, p.149-161, jul./dez.2004.
LIMENA, Maria Margarida Cavalcanti et al. (Orgs.). Prouni e inclusão social. São Paulo: Xamã, 2011.
MEC. Ministério da Educação. O programa. Disponível em: < http//portal.mec.gov.br/prouni/index.php?option=com_content&task=view&id=124&id=124&Itemid=140 >. Acesso em: 19/10/2013.
MENEZES, Paulo Lucena de. A ação afirmativa (affirmative action) no direito norte-americano. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.
MORAES, Alexandre. Direito constitucional. 23. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
NOVAIS, Jorge Reis. Contributo para uma teoria do Estado de Direito: do Estado de Direito liberal ao Estado social e democrático de Direito. Coimbra, 1987.
RANIERI, Nina Beatriz. Direito e Estado: na Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/96). São Paulo: Fapesp, 2000.
RAWLS, John. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.
SECCHI, Leonardo. Políticas públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 21. ed. São Paulo: Malheiros, 2006.