DIREITO DE IDENTIDADE E MATERNIDADE DE SUBSTITUIÇÃO ORIGINÁRIA DAS RELAÇÕES HOMOAFETIVAS

Autores

  • Jhonatan Felipe Laurindo Gomes Duarte UNOESC

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o “Direito de Identidade e a Maternidade de Substituição dos Casais Homoafetivos”. Pelo exposto, busca-se analisar o Direito que casais homoafetivos possuem, de constituir família e ainda serem genitores de seus próprios filhos, usando os métodos já conhecidos na medicina, que é a Maternidade de Substituição. Sendo assim aborda-se o surgimento da Bioética e do Biodireito: onde a primeira surge com o desenvolvimento de pesquisas em seres vivos, se propondo a introduzir certos valores morais básicos. Já o segundo dado o contexto de evoluções tecnológicas surge para atender as necessidades de toda essa mutação, exigindo dos operadores de direito as mudanças necessárias para este novo problema, sendo exemplo a Reprodução Humana Assistida que na atualidade é utilizada para casais com problemas de reprodução, para mulheres que pretendem a produção independente e também aos casais homoafetivos que utilizam a gestação por outrem para realizarem o sonho de serem pais ou mães.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALDROVANDI, Andrea; FRANÇA, Danielle Galvão de. A reprodução assistida e as relações de parentesco. Jus Navigandi, Teresina, ano 7, n. 58, 01/08/2012. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/texto/3127>. Acesso em 06/03/2014.

BRASIL, Código Civil, 2002.

BRASIL, Constituição Federal Brasileira, 1988.

BRASIL, Resolução do Conselho Federal de Medicina, 2013.

BARBOZA, Heloisa Helena. A filiação em face da inseminação artificial e da fertilização in vitro. Rio de Janeiro: Renovar, 1993.

CUNHA, Karla Corrêa; FERREIRA, Adriana Moraes. Reprodução Humana Assistida: Direito à Identidade Genética x Direito ao Anonimato do Doador. Disponível em http://www.lfg.com.br. Acesso em 06/03/2014.

DIAS, Maria Berenice. União Homoafetiva – O preconceito & e a justiça – 4ª ed. rev. Atual. e ampliada – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009.

Diniz, Maria Helena. O Estado Atual do Biodireito – 8ª ed. rev., aum. e atual. – São Paulo: Saraiva, 2011.

DONIZETTI, Leila. Filiação Socioafetiva e direito à identidade genética - Rio de Janeiro: Lumem Iuris, 2007.

MEIRELLES, Jussara Maria Leal de. Biodireito em Discussão – São Paulo: Juruá, 2007.

MOSCHETTA, Sílvia Ozelame Rigo. Homoparentalidade – direito à adoção e reprodução humana assistida por casais homoafetivos. – 2º Ed. – Curitiba: Juruá Editora, 2011.

PENA JÚNIOR, Moacir César. Direito das Pessoas e das Famílias: Doutrina e

Jurisprudência. São Paulo: Saraiva, 2008.

PIMENTA, José da Costa. Filiação – 4ª Ed. – Lisboa: Editores, 2001.

SÁ, Maria de Fátima Freire de, NAVES, Bruno Torquato de Oliveira. Manual de Biodireito – 2ª Edição Revista, Atualizada e Ampliada. Del Rey, 2011.

SCARPARO, Mônica Sartori. Fertilização assistida: questão aberta: aspectos científicos e legais. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1991.

VELOZO, Zeno. Direito Brasileiro da filiação e paternidade. São Paulo: Malheiros, 1997.

Downloads

Publicado

2014-11-20

Como Citar

Laurindo Gomes Duarte, J. F. (2014). DIREITO DE IDENTIDADE E MATERNIDADE DE SUBSTITUIÇÃO ORIGINÁRIA DAS RELAÇÕES HOMOAFETIVAS. Unoesc International Legal Seminar, 251–268. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/uils/article/view/4383

Edição

Seção

Direitos Fundamentais Civis