SOBERANIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS FRENTE A POSSIBILIDADE DE RESTRIÇÕES OU LIMITAÇÕES EM UM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

Autores

  • Aline Oliveira Mendes de Medeiros Franceschina UNOESC

Resumo

O presente trabalho trata acerca da possibilidade de restrições aos direitos fundamentais em um Estado Democrático de Direito, primeiramente, se efetuará uma diferenciação entre direitos e garantias, assim como, uma ampla abordagem sobre a transmutação que os direitos fundamentais sofreram, passando de simples recomendações éticas, para concretas normas constitucionais.

Por consequência, destacar-se-á também, a soberania dos direitos fundamentais na Carta Maior, devido ao seu grau de abrangência e proteção aos cidadãos, inclusive, passando pela diferenciação de tais normas, em relação as demais garantias abordadas pelo constituinte, em decorrência deste preceito será abordado, acerca da inconstitucionalidade e a não recepção de normas contrárias aos direitos fundamentais, bem como, os meios com os quais, estes preceito se materializam.

Posteriormente a isso, será abordado, objetivamente, as possibilidades de restrições ou limitações dos direitos fundamentais, as quais, explanam-se por meio da teoria interna e a teoria externa, que serão amplamente definidas. Bem como, as alternativas de restrições, as garantias que podem ser restritas, como também, as limitações e legalidades para tal feito. Isto posto, serão apresentadas jurisprudências do STF, acerca da respectiva prática.

Por sua vez, o método utilizado será o indutivo, como obtenção do resultado geral, que culmina em, abordar a soberania dos direitos fundamentais na ordem jurídica, será utilizado também, o auxílio de pesquisas bibliográficas, bem como de jurisprudências do STF, como meio de obtenção do objetivo específico, que finda em averiguar as possibilidades de restrições de direitos, na Constituição nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Oliveira Mendes de Medeiros Franceschina, UNOESC

Graduanda do 7º período de Direito na Unoesc-Chapecó

Referências

ALEXY, Robert. Teoria dos Direitos Fundamentais. Ed. Traduzida por Virgílio Afonso da Silva. São Paulo: Malheiros, 2008.

BARBOSA, Rui. Discurso de posse no lugar de sócio do Instituto dos Advogados. In: LACERDA, Virgínia Cortes de (seleção, organização e notas). Rui Barbosa – escritos e discursos seletos. Rio de Janeiro: Nova Aguiar, 1997.

BARROSO, Luís Roberto. Interpretação e aplicação da constituição. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 1998.

____________. Controle de constitucionalidade no direito brasileiro. 2ª ed. Rio de Janeiro: Saraiva, 2006.

BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. São Paulo: Malheiros, 2006.

Cícero. Manual do candidato as eleições. Carta de um bom administrador e pensamentos políticos selecionados. São Paulo: Nova Alexandria, 2000.

Ferreira Filho, Manoel Gonçalves. Curso de direito constitucional. 38. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2012.

Bueno, José Antonio Pimenta. Direito público brasileiro e analise da constituição do império. Rio de Janeiro: Ministério da justiça e negócios interiores, 1958.

KELSEN, Hans. Jurisdição constitucional. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ISHIKAWA, Elaine Yukiro. Distinções marcantes entre o modelo difuso e o modelo concentrado de constitucionalidade. Retirado de: http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=6632, Acesso em 20.01.2013

Lavié, Humberto Quiroga. Derecho constitucional. 3ª ed. Buenos Aires: Depalma, 1993.

MARMELSTEIN, George. Curso de direitos fundamentais. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2013.

MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocêncio Mártires; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de direito constitucional. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

MELLO, Celso de. Constituição Federal Anotada. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 1986.

MORAES, Alexandre de. Direitos humanos fundamentais: parte geral, comentários aos arts. 1º ao 5º da constituição da república federativa do brasil. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2013.

PAULO, Vicente; ALEXANDRINO, Marcelo. Direito Constitucional descomplicado. 4. ed., São Paulo: Método, 2009.

Pieroth, Bodo e Bernhard Schlink. Direitos fundamentais. Tradutores António Francisco de Sousa e António Franco. São Paulo: Saraiva, 2012.

Pinho, Rodrigo César Rebello. Teoria geral da constituição e direitos fundamentais. 11. ed. – São Paulo : Saraiva, 2011.

SBRISSA, Larissa Ficher. A efetividade dos direitos fundamentais frente a reserva do possível. Retirado de: http://www.unibrasil.com.br/arquivos/direito/20092/larissa-fischer-sbrissia.pdf Acesso em: 20/01/2013.

SCHUELLER, Larissa Pinheiro. Controle difuso de constitucionalidade. Retirado de: http://www.emerj.tjrj.jus.br/serieaperfeicoamentodemagistrados/paginas/series/2/Controle_de_Constitucionalidade_140.pdf. Acesso em 20.01.2014.

SILVA, Luis Virgílio Afonso da. Direitos Fundamentais. Conteúdo essencial, restrições e eficácia. São Paulo: Malheiros, 2009.

VASCONSELOS, Arnaldo. Teoria da norma jurídica. 3ª ed. São Paulo: Malheiros, 1993.

Downloads

Publicado

2014-11-20

Como Citar

Oliveira Mendes de Medeiros Franceschina, A. (2014). SOBERANIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS FRENTE A POSSIBILIDADE DE RESTRIÇÕES OU LIMITAÇÕES EM UM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. Unoesc International Legal Seminar, 1177. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/uils/article/view/4220

Edição

Seção

Direitos Fundamentais Sociais