A IMPORTÂNCIA DOS ENSINAMENTOS CRISTÃOS PARA OS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Wagner Valdivino Meirelles UNOESC/MARAVILHA
  • Cristhian Magnus De Marco UNOESC/JOAÇABA

Resumo

Os Direitos Humanos são conquistas irrenunciáveis da sociedade internacional, cujos valores estão centrados na dignidade da pessoa humana. Os ensinamentos cristãos, difundidos por meio do cristianismo, marcaram a humanidade com seus ensinamentos de fé, amor, tolerância, e solidariedade, tendo as pessoas de Jesus de Nazaré, Simão Pedro e Paulo de Tarso como as principais referências teóricas da doutrina cristã. Princípios cristãos de respeito à autoridade, à legalidade, à igualdade, da proibição de se fazer acepção de pessoas, foram adotados nas principais declarações modernas de Direitos Humanos. Mesmo não sendo exclusividade, a Justiça Cristã teve grande importância na formação dos ordenamentos jurídicos internacionais e no pensamento humano, tendo os valores, os princípios e as regras relevante atenção doutrinária.

Palavras-chaves: Cristianismo. Dignidade. Direitos Humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Valdivino Meirelles, UNOESC/MARAVILHA

Mestrando em Direitos Fundamentais do Programa de Pós-graduação em Direitos Fundamentais da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Cristhian Magnus De Marco, UNOESC/JOAÇABA

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina  (UNOESC). Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/SC.

Referências

ALEXY, Robert. Teoria dos Direitos Fundamentais. tradução: Virgílio Afonso da Silva. São Paulo: Malheiros Editores, 2008.

BAEZ, Narciso Leandro Xavier; CASSEL, Douglass (orgs.). A Realização e a Proteção Internacional dos Direitos Humanos Fundamentais: Desafios do Século XXI. Joaçaba: Ed. UNOESC, 2011.

BARROSO, Luís Roberto. Curso de Direito Constitucional Contemporâneo – os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. São Paulo: Saraiva, 2009.

Bíblia online. Versão João Ferreira de Almeida. Disponível em www.bibliaonline.net.br. Acessado

em 26/07/2013.

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho; apresentação de Celso Lafer. 6. Reimp. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

COMPARATO, Fábio Konder. A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos. 6 ed. rev. e atual. - São Paulo: Saraiva, 2008.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social - 5ª ed. Atlas, 2004.

MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manual de Metodologia da pesquisa no direito. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

SARLET, Ingo Wolfgang (org.). Dimensões da dignidade: ensaios de filosofia do direito e direito constitucional. 2. ed. rev. e ampl. - Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2005.

Downloads

Publicado

2014-02-25

Como Citar

Meirelles, W. V., & De Marco, C. M. (2014). A IMPORTÂNCIA DOS ENSINAMENTOS CRISTÃOS PARA OS DIREITOS HUMANOS. Unoesc International Legal Seminar, 63–74. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/uils/article/view/3999