GESTÃO DE PESSOAS: UM DESAFIO DO CAPITAL HUMANO E DA MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO
Resumo
As organizações vêm reconhecendo que o capital humano é relevante para o seu crescimento e sucesso, uma vez que são os colaboradores os responsáveis por criar, inovar, operar, executar, desenvolver, atender e gerar recursos para as organizações. A área de recursos humanos, diretamente responsável pela gestão das pessoas, tem por atribuição a administração do capital humano da organização; ela deve estar voltada a atender às necessidades do colaborador, ao buscar desenvolver na empresa um ambiente de qualidade para o desempenho das suas atividades profissionais. Na metodologia, optou-se por uma pesquisa com as características descritiva, bibliográfica e documental, visando a rever os conceitos apresentados por Chiavenato (2010) relacionados ao capital humano e à motivação no local de trabalho. Os resultados apontam que a valorização do capital humano tem por objetivo reter os talentos na organização, uma vez que estes podem garantir o sucesso, o crescimento e a competitividade da empresa. Nesse contexto, os colaboradores são os representantes diretos das organizações e precisam estar motivados e capacitados para desenvolverem suas funções de maneira eficiente, além de estarem engajados nos propósitos e nos objetivos do seu empregador; para isso seus objetivos e crenças pessoais necessitam estar alinhados aos objetivos estratégicos da organização. Nos últimos anos, verifica-se que as estratégias e os esforços das organizações têm mudado seu foco, com o intuito de atingir os melhores objetivos dentro da empresa, no que se refere à área de recursos humanos, para formar uma equipe de trabalho sólida, alinhada e comprometida para que as empresas possam atingir suas metas, bem como manter a sustentabilidade de seu negócio.
Palavras-chave: Capital humano. Gestão de pessoas. Motivação no ambiente de trabalho.
Downloads
Referências
BOHLER, George; SNELL, Scott. Administração de Recursos Humanos. 14ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
CAMPOS, WAGNER. Gerações X, Y, e Z. Disponível em: www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/geracoes-x-y-e-z/50314/Acesso em 14 de dezembro de 2013.
CHIAVENATO , Idalberto. Treinamento e desenvolvimento de recursos humano. 7ª ed. São Paulo: Manole, 2009
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos:O capital humano das organizações. 9ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010
CRISÓSTOMO, Israel. A importância das pessoas nas organizações. Disponível em www.administradores.com.br/artigos/carreira/a-importancia-das-pessoas-nas-organizacoes/22510. Acesso em 30 de novembro de 2013.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LANA, Manuela Sampaio; FERREIRA, Victor Claudio Paradela. Gestão por competência: impactos na gestão de pessoas. 2007. 18f. Artigo Científico, Estação Científica Online, Juiz de Fora, 2007.
LAUTER, Caio. Como as empresas devem motivar os profissionais. Disponível em: www.catho.com.br/carreia-sucesso/noticias/como-as-empresas-devem-motivar-os-profissionais/. Acesso em 13 de Janeiro de 2014.
SILVA, Caroline Machado Castilhos da, PEIXOTO, Roberta Ramalho, BATISTA, Jose Mauro Ruiz. A influência da liderança na motivação da equipe. 2011. 12f. Artigo Científico, Curso superior de tecnologia em gestão de recursos humanos – ESGT- UCB, Castelo Branco, 2011.