DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA NO CONFLITO DESENCADEADO PELAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
Abstract
A sociedade contemporânea ao inovar constantemente cria bens e serviços que devem ser consumidos em larga escala, para que isso ocorra os consumidores são compelidos a atender a um padrão de consumo e a partir deste perfil a economia circula e desconsidera, por vezes, as especificidades de cada ser. A campanha publicitária é como um jogo. O jogo utilizado nas campanhas publicitárias adquire um papel de destaque, para atingir e compelir os potenciais consumidores a ingressar numa espiral constante de consumo em proporções, até então, desconhecidas, o que coloca em risco a dignidade da pessoa humana. O momento que antecede os negócios jurídicos requer mais atenção dos juristas, assim como, a formação e conclusão dos contratos com vistas a proteger os vínculos contratuais desde as tratativas até os momentos posteriores ao cumprimento dos contratos que envolvem as garantias e deveres de esclarecimento, tanto do produto quanto do serviço.
Palavras-chave: Dignidade da pessoa humana. Relações de consumo. Direito da informação.