A INFLUÊNCIA DO SLACKLINE NO EQUILÍBRIO DE PRÉ-ESCOLARES

Autores

  • Sandra Rogéria Oliveira
  • Nei Augusto Minks
  • Márcia Dalcorso

Resumo

A partir de testes avaliativos do perfil motor dos alunos, o profissional da Saúde tem como atuar visando aprimorar o trabalho com eles, suprindo qualquer carência motora. O equilíbrio é a base primordial de toda a ação diferenciada dos segmentos corporais. A partir de vivências com o slackline nas aulas de Educação Física, pretende-se avaliar a influência desse equipamento no equilíbrio dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da EEB Professora Luiza Santin do Município de Chapecó, SC. Antes e após dois meses de intervenção com o slackline, os alunos serão avaliados com a Escala de Desenvolvimento Motor (NETO) para avaliar o equilíbrio, que conta com 23 alunos do período matutino, abrangendo 10 meninas e 13 meninos, com faixa etária entre sete e oito anos de idade. Para participar da amostragem, os pais dos alunos precisarão consentir assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, no qual serão informados dos objetivos da realização deste estudo. No momento da coleta de dados, o pesquisador deverá anotar os pontos obtidos de cada tarefa em uma ficha apropriada, e ao final dos testes, serão feitas a análise e a tabulação dos dados. Após o desenvolvimento da proposta de intervenção, será realizado o pós-teste, repetindo-se a bateria de testes como igualmente realizada no pré-teste, a fim de identificar as contribuições das aulas para o desenvolvimento do equilíbrio dos alunos. Os alunos que já passaram pela experiência conseguem se sentir motivados e mostram melhorar seu equilíbrio a cada nova aula.

Palavras-chave: Slackline. Equilíbrio. Educação Física.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Oliveira, S. R., Minks, N. A., & Dalcorso, M. (2015). A INFLUÊNCIA DO SLACKLINE NO EQUILÍBRIO DE PRÉ-ESCOLARES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8541

Edição

Seção

Chapecó - Extensão