PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: VIVÊNCIAS NA ESCOLA LUIZA SANTIN, CHAPECÓ, SC
Resumo
Com as constantes mudanças no campo educacional, bem como a necessidade de inovar e qualificar a prática docente, no projeto de iniciação à docência, tem-se como objetivo proporcionar ao acadêmico uma vivência do cotidiano da prática da educação física na escola, aplicando diversas metodologias e realizando atividades que contribuem para a formação e conhecimento corporal dos alunos atendidos pelo projeto. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) atende alunos do 1º ano do Ensino Fundamental até o 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Professora Luiza Santin. Os bolsistas desenvolvem atividades como testes motores, circuitos de coordenação motora, jogos cooperativos, jogos adaptados. Também são realizadas aulas de capoeira e de futebol de salão feminino. Os bolsistas auxiliam na execução de torneios e em todas as atividades inerentes à disciplina de Educação Física. Como resultado deste trabalho, percebe-se uma melhora na qualidade das aulas aplicadas, maior participação e interesse dos alunos pelas aulas, melhoras significativas nas habilidades motoras e sociais dos alunos. Conclui-se que o projeto cumpre seu objetivo, qualificando tanto o trabalho do professor titular das turmas quanto em relação à formação do acadêmico.
Palavras-chave: Educação Física. Qualificação. Vivência. Formação.