PRIMEIROS SOCORROS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: IMPLEMENTANDO AÇÕES EDUCATIVAS
Resumo
As aulas de Educação Física representam vários momentos em que os alunos executam movimentos ou atividades, nos quais podem ocorrer vários tipos de acidentes ou lesões músculo-esqueléticas. O objetivo geral com este estudo foi verificar os efeitos de uma proposta didática pedagógica voltada ao aprendizado da prevenção de acidentes e em como proceder em diferentes situações emergenciais em uma turma do 8º ano do ensino fundamental. A amostra foi composta por 26 alunos, sendo 10 meninas e 16 meninos. Como instrumentos de coleta de dados foram usados um diário de bordo, para anotar as ações/reações durante a proposta de intervenção, e o questionário adaptado proposto por Andraus et al. (2005), para avaliar o conhecimento adquirido. A proposta de intervenção baseou-se na metodologia da saúde renovada, e para a aprendizagem de diferentes situações emergenciais (desmaio, convulsão, queimadura, entre outros) utilizou-se a estratégia de situações simuladas. Os alunos elaboraram, ainda, um livreto educativo, contendo ilustrações e explicações do tema trabalhado na aula. Para a aprendizagem de aspectos de prevenção de acidentes, recorreu-se à colaboração de um soldado do Corpo de Bombeiros, o qual ministrou uma palestra. Os resultados do questionário foram analisados por meio de estatística descritiva, usando a frequência absoluta. Já os dados do diário de bordo foram interpretados usando a análise de conteúdo. Os resultados mostraram que os alunos obtiveram uma média de acertos de 14,21 e apenas média de 1,79 de erros, do total de 16 questões, assim, apresentaram ótimo desempenho no conhecimento adquirido. Conclui-se que se deve dispender uma atenção especial aos primeiros socorros e introduzi-los nas aulas de Educação Física, fazendo com que os alunos participem e conheçam os procedimentos corretos para ajudar alguém quando necessário.
Palavras-chave: Primeiros socorros. Procedimentos emergenciais. Prevenção de acidentes.