MELHORIA DE FLUXO E LAYOUT EM UM RESTAURANTE
Resumo
O mercado de Alimentação Fora do Lar (Food Service) está passando por uma transformação gerada pelo aumento da competitividade e exigências legais na manipulação dos produtos. Essa situação está exigindo dos empresários maiores esforços na otimização dos seus processos internos. Com este projeto de extensão, teve-se como objetivo realizar a prestação de serviços técnicos especializados para um restaurante, bem como estreitar relações da universidade com as empresas regionais e contribuir para a formação de profissionais qualificados na área de Engenharia de Produção. Com o aumento da concorrência e as limitações para contratação de recursos humanos especializados para o restaurante, o empresário identificou a necessidade de otimizar seu processo produtivo e de atendimento. As atividades iniciaram com o mapeamento do processo e a definição de indicadores de acompanhamento da demanda de serviços. Como o restaurante não possuía sistema de controle informatizado dos almoços, foram desenvolvidas planilhas eletrônicas (Excel) para lançamento das informações de mais de 7.000 tick de comandas das refeições. Para análise da situação atual e desenvolvimento da proposta de layout, foi utilizado software de modelagem 3D (SketchUp). Os principais resultados foram o despertar do empresário para a necessidade de gerenciar seu processo com base em indicadores e a proposta do novo layout, que otimizou o fluxo de colaboradores do restaurante.
Palavras-chave: Layout. Restaurante. Lean Manufacturing.