UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA: MOBILIZADOS NA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NECESSÁRIAS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
O objetivo neste artigo foi apresentar alguns apontamentos e reflexões que resultam de uma pesquisa qualitativa sobre a formação de professores que atuam no ensino fundamental: anos iniciais, na perspectiva de aprendizados em sala de aula voltada à sua formação. Objetivou-se investigar e compreender a efetividade das atividades universitárias de ensino e pesquisa no sentido de promover o fortalecimento das interações entre as instituições conveniadas com o Programa de Incentivo à Docência (PIBID) e a Unoesc, bem como analisar a concepção da relação teoria, prática e formação de professores do PIBID nas licenciaturas de modo específico do Curso de Pedagogia ao qual o subprojeto é vinculado. Trata-se do pressuposto de que esse programa governamental traduz certa compreensão da relação entre teoria e prática, na qual a prática é vista como elemento articulador, na medida em que é concebida como local de formação de professores e produção de conhecimentos que vêm contribuir com a qualidade do ensino nas escolas públicas conveniadas. Na formação inicial das futuras pedagogas, o programa PIBID configura-se como um relevante diferencial, pois estar em contato direto com a realidade da escola pública e vivenciar diversos momentos com criticidade é uma aprendizagem que contribui significativamente para a formação de profissionais para atuarem na educação básica.
Palavras-chave: Universidade. Formação de Professores. PIBID.