DROGAS NO ÂMBITO ESCOLAR

Autores

  • Lisandra Antunes de Oliveira
  • Daiane Szymanski

Resumo

O uso das drogas está cada vez mais sendo conhecido; em escolas, clubes, condomínios, comunidades todos enfrentam essa questão. Muitas vezes, por não se saber como abordar o problema, não se tomam iniciativas para tentar resolvê-lo. Neste artigo, buscou-se compreender se há conhecimento sobre o uso de drogas entre alunos de um ambiente escolar. Além disso, foi desenvolvida a apresentação de riscos e fatores de proteção ao uso indevido de drogas, proporcionando a reflexão e a adoção de medidas protetoras contra o uso das drogas, oferecendo, assim, mais informações aos alunos e colaboradores, atividades que ajudem na proteção, prevenção e qualidade de vida da criança e do adolescente. O estudo consiste em uma pesquisa cuja abordagem é explicativa, e se classifica, em relação ao enfoque, em quantitativa e qualitativa; participaram 22 alunos matriculados no 9º ano da Escola de Educação Básica Emilia Boos Laus Schimidt. Em relação aos procedimentos, consiste em um levantamento de dados. Podemos, então, dizer que para se prevenir o uso de drogas, não apenas ao se experimentar, mas também o abuso dela, devemos buscar na iniciação da personalidade e suas etapas de formação: colocar expectativas claras relativas ao comportamento; monitorar e supervisionar as crianças; reforçar com consistência as atividades que favoreçam a socialização; criar oportunidades para o envolvimento familiar; promover o desenvolvimento das habilidades acadêmicas e sociais dos jovens. Foi possível constatar que todos que responderam o questionário sabem o significado da droga, tendo consciência de suas causas.

Palavras-chave: Drogas. Escola. Alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Antunes de Oliveira, L., & Szymanski, D. (2015). DROGAS NO ÂMBITO ESCOLAR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8374

Edição

Seção

PIBIC - CNPq

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>