DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA E DO LÚDICO

Autores

  • Raquel Terezinha Sampaio UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC
  • Angela Maria Dalberto UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC
  • Adriana Moreira UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC
  • Cleonir Correia Cordeiro UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC
  • Jéssica Caroline Seren UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC
  • Jessica Kervald Aves da Silva UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC
  • Rosane Pinto UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

Resumo

Com este trabalho, procurou-se realizar uma reflexão a respeito das dificuldades de aprendizagem, ou distúrbios de aprendizagem, a partir de uma compreensão diante de alterações interpessoais e processos emocionais desde os primeiros vínculos da criança, o que se torna um desafio para o profissional da Educação. Também se abordou a questão da importância da Psicopedagogia no processo de ensino-aprendizagem, por meio da problematização de alguns tipos de fatores de ordem intra e extraescolares, algumas dificuldades de aprendizagem e consequentemente nos leva a refletir sobre a prática pedagógica, a relação professor-aluno. Enfatizou-se a importância das atividades lúdicas, dos jogos no processo de ensino-aprendizagem, pois proporcionam uma aprendizagem agradável e prazerosa. Além de estimularem a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporcionam o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção. A ludicidade é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança.

Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem. Desafios do educador. Psicopedagogia. Lúdico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Terezinha Sampaio, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

Professora das Licenciaturas Área das Ciências Humanas e Sociais

Angela Maria Dalberto, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

Bolsista Supervisora do PIBID

Adriana Moreira, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

Bolsista Iniciação à Docência

Cleonir Correia Cordeiro, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

Bolsista Iniciação à Docência

Jéssica Caroline Seren, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

Bolsista Iniciação à Docência

Jessica Kervald Aves da Silva, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

Bolsista Iniciação à Docência

Rosane Pinto, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

Bolsista Iniciação à Docência

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Sampaio, R. T., Dalberto, A. M., Moreira, A., Cordeiro, C. C., Seren, J. C., Kervald Aves da Silva, J., & Pinto, R. (2015). DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA E DO LÚDICO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8371

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)