ADAPTAÇÕES DE PEQUENO E GRANDE PORTES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Dirlei Weber da Rosa Unoesc
  • Fatima D. Himmer Ferreira
  • Elenice Aparecida Merfort
  • Eliane Aparecida Marin

Resumo

No projeto de pesquisa teve-se como finalidade apontar caminhos para a prática pedagógica dos profissionais de educação especial, tendo como ponto de partida as limitações de cada educando no seu ensino-aprendizagem e as adaptações que devem ser realizadas nos materiais didáticos e em sala de aula para proporcionar aos alunos com deficiência a verdadeira inclusão no espaço escolar. O projeto de pesquisa tem como tema: adaptações de pequeno e grande portes. O objetivo foi investigar e analisar as formas de acessibilidades por meio dos materiais adaptados de pequeno e grande portes utilizados para a aprendizagem de alunos com deficiência auditiva, física, intelectual e visual nas instituições de Educação Básica Inclusivas. O relatório foi constituído a partir do projeto de pesquisa, com fundamentação teórica, observação in loco da realidade escolar dos alunos com deficiência, com posterior elaboração de planos de intervenção. Ao término da análise com descrição das intervenções práticas, serão socializados os resultados em banca. Considerando que a escola pode interferir no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência (auditiva, física, intelectual e visual), é fundamental contemplar as ações a serem efetivadas no projeto político-pedagógico da escola. A importância desta pesquisa centra-se no fato de que o material adaptado proporciona de várias maneiras o aprendizado das crianças com deficiência, contribuindo de forma significativa no desenvolvimento biopsicossocial. A adaptação do material didático deve considerar as necessidades das crianças, deve-se pensar sobre o que e como adaptar, quais os formatos mais adequados, e a qualidade dos materiais. Para que isso aconteça, a adaptação do material deve ser estudada e analisada por uma equipe multidisciplinar. A comunidade deve participar com as mudanças necessárias por meio da mobilização social; o Poder Público deve empenhar-se, sem fugir de suas reais responsabilidades. Assim, os materiais pedagógicos adaptados podem contribuir de forma diferenciada, significativa, dinâmica e atrativa para o bom andamento das aulas e para a aprendizagem de todos os educandos. Para que a inclusão possa acontecer na prática, são fundamentais o envolvimento e a participação da equipe gestora e de todos os profissionais da escola.

Palavras-chave: Acessibilidade. Inclusão. Ensino-aprendizagem.

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

Weber da Rosa, D., Himmer Ferreira, F. D., Merfort, E. A., & Marin, E. A. (2015). ADAPTAÇÕES DE PEQUENO E GRANDE PORTES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8365

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino