O DESIGN APLICADO A LIVROS DIDÁTICOS INFANTIS

Autores

  • Jameson do Prado Boscari UNOESC
  • Bruna Belxior UNOESC

Resumo

O presente projeto aborda as contribuições do design na alfabetização, direcionado ao público infantil. O tema proposto foi escolhido pela importância que possui na sociedade atual como forma de aquisição de conhecimentos e criação de opinião crítica e fundamentada. Ainda, a temática aborda a significativa relevância de se utilizar o design gráfico, a ergonomia cognitiva e suas ferramentas para desenvolver peças gráficas e sistemas que auxiliem no processo de desenvolvimento de crianças nas séries iniciais. Assim, o estudo teve princípio nas pesquisas bibliográficas referentes à abordagem sobre design, adentrando em assuntos relacionados ao público citado. Também foram realizadas entrevistas com profissionais da área, a fim de entender as dificuldades encontradas no universo envolvido, além de compreender hábitos e preferências na abordagem didática. A metodologia seguida para o projeto foi baseada no método de Bruno Munari, pelo qual foram definidas as etapas de andamento. Inicialmente, abordando as etapas de definição de problema e análise de informações e verificação e, por fim, são realizados os desenvolvimentos criativos e o modelo final. Como resultado, obteve-se a escolha de um produto gráfico de simples compreensão e de fácil acesso, observando que o caráter ergonômico é fundamental no aprendizado, levando o público-alvo a uma rápida compreensão, utilizando todos os sentidos como auxiliares, sendo eles paladar, tato, olfato, visão e audição. Acredita-se que este projeto veio a atingir os objetivos, uma vez que induz a fixação do conteúdo abordado.

Palavras-chave: Design. Design editorial. Livro infantil. Ergonomia cognitiva.

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

do Prado Boscari, J., & Belxior, B. (2015). O DESIGN APLICADO A LIVROS DIDÁTICOS INFANTIS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8333

Edição

Seção

Videira - Pesquisa