A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO E A IMPORTÂNCIA DO AFETO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
O professor conduz por meio de seu planejamento a dinâmica de ensinar. Nesse processo de ensinar há um conjunto de variáveis que interferem no resultado final que é a aprendizagem. Entre essas variáveis se destaca o papel da afetividade na relação entre o professor e o aluno e no processo de ensinar e de aprender. No trabalho de investigação realizado buscou-se analisar a relação entre professor e aluno e a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa se caracteriza como um estudo de cunho exploratório e de natureza qualitativa. A amostra foi composta por alunos de uma turma do 4º ano do ensino fundamental, de uma escola pública do Município de Chapecó, e pela professora responsável por eles. Como procedimentos de coleta de dados, foi proposto aos alunos que efetuassem um desenho representando o que mais gostavam em sua escola. Após a realização do desenho, ocorreu uma entrevista sobre o desenho efetuado. Realizou-se uma entrevista com os alunos e com a professora tendo como norteador um roteiro semiestruturado de questões. Como procedimento de análise de dados, foi efetuada a análise do conteúdo das respostas dos pesquisados. Por meio dos dados coletados com alunos e professores, evidenciou-se que a relação pedagógica alicerçada em um vínculo afetivo, no respeito e no desejo da promoção do desenvolvimento humano pode oportunizar processos de ensinar e de aprender mais efetivos. Os dados analisados revelaram que a relação entre professor e aluno é favorecida quando há a afetividade, pois esta designa compreensão, confiança, respeito entre ambos e gera a motivação no processo de ensinar e aprender.
Palavras-chave: Relação professor-aluno. Processo de ensino e de aprendizagem. Afetividade. Alunos do 4º ano do ensino fundamental.