CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL – CAPS I

Autores

  • Alana Rex Bacharel em Arquitetura e Urbanismo. Egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo,(2015), UNOESC
  • Anderson Saccol Ferreira coordenador e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo UNOESC Xanxerê.

Resumo

A pesquisa tem como tema a elaboração de um anteprojeto para um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) para o Município de Pinhalzinho, SC, e microrregião, considerando-se a necessidade de um local para atendimento às pessoas com transtornos mentais. O objetivo com a pesquisa está em apresentar um estudo viável em nível de anteprojeto arquitetônico para um Centro de Atenção Psicossocial municipal, considerando-se a necessidade de um local adequado para atendimento às pessoas com transtornos mentais. A metodologia adotada iniciou acerca de um estudo documental e bibliográfico que permitiu verificar os principais autores e entender o que está sendo discutido sobre o assunto, bem como se fez um estudo de caso para analisar como estavam organizados os fluxos e quais seriam as necessidades reais para o município. Após, elaborou-se o anteprojeto aplicando na prática os conceitos vistos na teoria. O estudo teve como resultado uma proposta coerente, funcional e viável para ser aplicada no município de Pinhalzinho, elaborada com base nas diretrizes e legislação vigente contemplando todas as necessidades previstas pelo município. Por fim, o Centro de Atenção Psicossocial proposto nesta pesquisa foi elaborado com base nas necessidades de infraestrutura, possibilitando o conforto e a acolhida aos usuários durante o tratamento psiquiátrico.

Palavras-chave: Arquitetura. Atenção psicossocial. Saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Rex, A., & Saccol Ferreira, A. (2015). CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL – CAPS I. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8210

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< <