MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS – UMA ATIVIDADE PRÁTICA
Resumo
Entre as disciplinas optativas do Mestrado Profissional em Administração da Unoesc, a disciplina de Conhecimento e Aprendizagem Organizacional se destaca por ter um enfoque voltado para a gestão de pessoas, tendo como objetivo fornecer instrumentos de análise sistêmica que possibilitem compreender os paradigmas e as práticas que norteiam a gestão do conhecimento e da aprendizagem em ambiente organizacional. O tema da gestão das competências foi um dos assuntos estudados na disciplina, sob a perspectiva daquelas requeridas pelas organizações. Para atingir o objetivo desse componente curricular, uma das atividades práticas realizadas foi uma entrevista com candidato a deputado federal, com o intuito de mapeamento de suas competências. Primeiramente, antes da entrevista propriamente dita, foi feito um levantamento com base na descrição do perfil e na legislação prevista pelo Congresso Nacional de quais seriam as competências necessárias para o exercício do mandato de deputado federal. Em seguida, com as competências em mãos, foi organizado coletivamente um roteiro de entrevista pautado pelas dimensões das competências: conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias. Definiu-se, também, o nível de proficiência desejado para cada competência listada. Convidou-se um candidato que prontamente se dispôs a cooperar com a atividade de aprendizagem, e realizou-se a entrevista. Ela teve a duração de duas horas e a interação entre alunos, professora e entrevistado foi intensa. Como resultados, foram mapeadas as competências atuais do candidato ao cargo, bem como aquelas que demandariam desenvolvimento e ação da gestão organizacional. Também se evidenciou, na avaliação da atividade, que os conceitos de competência e do seu mapeamento foram assimilados, além da atividade de contribuir com a formação da cidadania.
Palavras-chave: Competências. Mapeamento. Aprendizagem.