PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Adriana Sernajoto Susin unoesc
  • Camilla de Aguiar Kirst UNOESC
  • Luciana Terlan UNOESC

Resumo

A interdisciplinaridade é responsável por criar uma teia entre as áreas do conhecimento, preocupa-se com a realidade social que o aluno está inserido. Visa atrelar a teoria à prática, tornando os conhecimentos construídos significativos aos educandos. O ensino interdisciplinar trabalha os conhecimentos de maneira interligada, eliminando as fronteiras disciplinares.  Constitui uma associação de conhecimentos, por conta de um projeto ou objeto que lhes seja comum. A interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca do contexto do conhecimento, do ser como pessoa integral. O objetivo com esta pesquisa foi analisar a importância de uma prática interdisciplinar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental para a efetivação da aprendizagem. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa-ação, qualitativa, descritiva e exploratória, realizada na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, da rede municipal de Capinzal. Inicialmente, buscou-se embasamento teórico, seguido da elaboração do projeto de pesquisa. Na realização prática, ocorreu a observação e a caracterização da realidade, seguidas da elaboração, aplicação e análise da intervenção na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados foram positivos, uma vez que permitiram às pesquisadoras vivenciar situações práticas de sala de aula desenvolvendo a regência em um projeto interdisciplinar, que além de propiciar mais condições de aprendizagem aos alunos, permitiu reflexões no que se refere a planejar e agrupar diversos ramos do conhecimento, seguindo um objetivo em comum, como um assunto ou tema específico. Concluindo, pode-se dizer que o processo interdisciplinar é importante, pois se preocupa com a formação de alunos capazes, que se envolvem nas atividades propostas, permite uma aproximação maior dos educandos com o conhecimento, por meio das relações que conseguem estabelecer entre aluno e aluno, professor e aluno e aluno e conhecimento. A interdisciplinaridade aproxima os alunos da realidade e torna o conhecimento algo prazeroso e significativo. É uma prática que visa à educação dialogada e não à transmissão de conhecimento, tanto professor quanto alunos são ativos no processo. Um aspecto importante observado durante a realização da pesquisa foi que na vivência do processo pelas estagiárias, durante as horas destinadas à educação infantil, o processo interdisciplinar não ficou tão claro como no momento da intervenção nos anos iniciais. Nessa etapa, o processo se configurou de forma mais clara, sem fragmentação, foi mais visível a eliminação das fronteiras disciplinares, aparecendo com maior nitidez o conhecimento que perpassou todas as áreas.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Processo educacional. Aprendizagem. Prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Adriana Sernajoto Susin, unoesc

Área das Ciências das Humanidades

 

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

Sernajoto Susin, A., de Aguiar Kirst, C., & Terlan, L. (2015). PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8138

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

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