CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL, NA PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS DA REDE URBANA NO MUNICÍPIO DE VIDEIRA, SC
Resumo
Na presente pesquisa, teve-se como objetivo verificar as contribuições da educação física escolar no processo de inclusão social, na percepção dos profissionais de Educação Física nas escolas de Videira, SC. Caracterizou-se por um estudo quantitativo, descritivo e comparativo, e foi realizado com nove professores de Educação Física, sendo três de escolas da rede municipal, três da rede estadual e três da rede particular. Para a coleta dos dados utilizou-se questionário com questões abertas. Diante dos dados obtidos, observou-se que para os profissionais que responderam à pesquisa, as contribuições da educação física escolar são inúmeras no processo de inclusão social, podendo citar algumas, como: preparação para uma vida pessoal e profissional, desenvolvimento global dos alunos, auxílio no processo de socialização e melhora na motivação e autoestima dos educandos. Conclui-se que a educação física escolar contribui de forma direta no processo de inclusão social, tanto dentro quanto fora da escola, assim, é considerada uma disciplina de extrema importância na vida dos educandos, pois se constitui de uma grande área de adaptação ao permitir a participação de crianças e jovens em atividades físicas adequadas às suas possibilidades, proporcionando que sejam valorizados e se integrem em um mesmo mundo. O Programa de Educação Física, quando adaptado ao aluno portador de deficiência, possibilita a compreensão de suas limitações e capacidades, auxiliando-o na busca de uma melhor qualidade de vida.
Palavras-chave: Inclusão social. Educação física. Professores.