PLANO DE NEGÓCIOS: PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE TOMATES HIDROPÔNICOS NA CIDADE DE CAPINZAL, SC
Resumo
A implantação de um negócio requer cuidados, sendo recomendado um estudo prévio por meio da elaboração de um plano de negócios para verificar a viabilidade do empreendimento. O objetivo neste estudo foi verificar a viabilidade da implantação de uma empresa produtora de tomates cultivados no método hidropônico, na cidade de Capinzal, SC, tendo como área de comercialização os Municípios de Capinzal, Ouro, Lacerdópolis, Zortéa, Piratuba e Ipira. Mediante o levantamento de campo, com caráter exploratório, foi desenvolvida a coleta de dados primários por meio de questionários semiestruturados aplicados a uma amostra de 275 clientes. Na análise de mercado foram estudados os preços praticados para compra e venda, os principais clientes constituídos pelos supermercados e empresas similares da região e os concorrentes, constituídos por produtores e distribuidores que vendem frutas e verduras e, entre eles, o tomate. No plano financeiro foram levantados os custos para implantação. Foi estimado o valor aproximado de R$ 100.000,00 para instalação e legalização da empresa; nesse montante não foi considerado o valor do terreno onde será instalada a empresa. A produção e a comercialização foram estimadas em 56 mil quilos para o primeiro ano de atividade, passando para 62 mil quilos no segundo ano e 69 mil quilos no terceiro ano, quando a produção atingiria a totalidade de sua capacidade instalada. Na análise da lucratividade, estimou-se o percentual de 6,41% para o primeiro ano e 22,19% para o terceiro ano de atividade. Por meio dos dados levantados e das projeções realizadas foi possível verificar a viabilidade na produção e na comercialização de tomates produzidos no sistema hidropônico na cidade de Capinzal e região.
Palavras-chave: Plano de negócios. Produtos hidropônicos.