JUDÔ COMO ASPECTO EDUCACIONAL E SOCIAL

Autores

  • Sandra Rogéria de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Rodrigo Leite
  • Aristóteles Okiama
  • Leandro Carlos Lima

Resumo

Com análise reflexiva nas atitudes e atos de base educacional em nossa sociedade, observa-se que em grande parte dos jovens a frágil formação educacional proveniente da família tem refletido no âmbito escolar e social. Assim, o Judô é reforçado pelos PCNs como conteúdo de luta, da qual se integra nas modalidades de Karatê e Capoeira. Ele apresenta como filosofia o fortalecimento do caráter, educação, disciplina e respeito. Dessa forma, neste trabalho interventivo do PIBID, aplicado pelos acadêmicos do Curso de Educação Física da Universidade do Oeste de Santa Catarina de Chapecó, pretendeu-se investigar a compreensão de 40 alunos do Ensino Fundamental quanto aos valores ensinados nas aulas de Judô. Como instrumento de pesquisa foi utilizada a produção de um texto criado a partir da estratégia dos círculos concêntricos móveis, do canadense Danby (1999), que permite associar de forma aleatória ou prescritiva, categorias conceituais, referentes a um conceito ou quesito da área de conhecimento a ser focalizada, a qual, por sua vez, divide-se em seleções ou opções. A combinação de seleção, uma de cada círculo, resultou em uma estrutura que orientou a produção textual e uma atividade dramática, realizadas após a vivência do Judô nas aulas de Educação Física aplicadas pelos bolsistas. A aplicação do Judô seguiu da análise e do envolvimento interdisciplinar com as disciplinas de Língua Portuguesa e Artes. Percebeu-se que alguns conseguiram se expressar de forma positiva, quanto à importância da aplicação dessa modalidade, que pode influenciar na formação familiar, escolar e social; no entanto, muito ainda precisa ser desenvolvido no ambiente escolar.

Palavras-chave: Judô. Valores. Escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Rogéria de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação, Graduação em Educação Física e Letras. Professora do Curso de Educação Físicada Unoesc - Area das Ciências da Saúde e Educação.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

de Oliveira, S. R., Leite, R., Okiama, A., & Lima, L. C. (2015). JUDÔ COMO ASPECTO EDUCACIONAL E SOCIAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8040

Edição

Seção

Chapecó - Extensão