JUDÔ COMO ASPECTO EDUCACIONAL E SOCIAL
Resumo
Com análise reflexiva nas atitudes e atos de base educacional em nossa sociedade, observa-se que em grande parte dos jovens a frágil formação educacional proveniente da família tem refletido no âmbito escolar e social. Assim, o Judô é reforçado pelos PCNs como conteúdo de luta, da qual se integra nas modalidades de Karatê e Capoeira. Ele apresenta como filosofia o fortalecimento do caráter, educação, disciplina e respeito. Dessa forma, neste trabalho interventivo do PIBID, aplicado pelos acadêmicos do Curso de Educação Física da Universidade do Oeste de Santa Catarina de Chapecó, pretendeu-se investigar a compreensão de 40 alunos do Ensino Fundamental quanto aos valores ensinados nas aulas de Judô. Como instrumento de pesquisa foi utilizada a produção de um texto criado a partir da estratégia dos círculos concêntricos móveis, do canadense Danby (1999), que permite associar de forma aleatória ou prescritiva, categorias conceituais, referentes a um conceito ou quesito da área de conhecimento a ser focalizada, a qual, por sua vez, divide-se em seleções ou opções. A combinação de seleção, uma de cada círculo, resultou em uma estrutura que orientou a produção textual e uma atividade dramática, realizadas após a vivência do Judô nas aulas de Educação Física aplicadas pelos bolsistas. A aplicação do Judô seguiu da análise e do envolvimento interdisciplinar com as disciplinas de Língua Portuguesa e Artes. Percebeu-se que alguns conseguiram se expressar de forma positiva, quanto à importância da aplicação dessa modalidade, que pode influenciar na formação familiar, escolar e social; no entanto, muito ainda precisa ser desenvolvido no ambiente escolar.
Palavras-chave: Judô. Valores. Escolares.