BALANCED SCORECARD: ESTUDO EM UMA MICROEMPRESA VAREJISTA DO RAMO CALÇADISTA
Resumo
Os desafios empresariais têm levado empresas a repensarem sua forma de atuação, fazendo com que busquem mudanças e melhorias contínuas com mais frequência, procurando desenvolver processos e postura gerencial mais eficientes para minimizar riscos e ameaças, e gerar oportunidades para melhorar seu desempenho. Nessa visão, o Balanced Scorecard (BSC) ganha importância por se tratar de um moderno modelo estratégico de desempenho organizacional desenvolvido por Kaplan e Norton (1997) em que visa traduzir a visão e missão e estratégia em objetivos sob a ótica de quatro indicadores: o financeiro, de cliente, processos internos e aprendizagem e crescimento. Buscou-se, no presente artigo, propor um planejamento estratégico baseado em uma ferramenta de gestão Balanced Scorecard (BSC) em uma microempresa familiar do ramo calçadista situada em Seara, SC. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a análise documental, a entrevista semiestruturada e a observação participante. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Como resultado, propõe-se de plano de ação de estruturação do BSC para a empresa estudada, que se demostrou interessada em aplicação às ações propostas. No estudo, o BSC demostrou ser uma ferramenta que pode gerar resultados significativos, não apenas em empresas grandes, mas em pequenas e médias empresas capazes de alinhar seus quatro elementos fundamentais.
Palavras-chave: Balanced Scorecard. Estratégia. Empresa familiar.