DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA RASTREAR JOGADORES EM QUADRAS POLIESPORTIVAS UTILIZANDO VISÃO COMPUTACIONAL

Autores

  • Karl Phillip Buhr UNOESC
  • Guilherme Caldart Massucato Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Eliezer Emanuel Bernart Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente estudo apresenta a implementação de um conjunto de métodos computacionais para rastrear a movimentação de jogadores em quadras esportivas, auxiliando na interpretação de vídeos e buscando o aprimoramento do processo de treinamento tático e físico de atletas. Com base em pesquisas anteriores sobre aquisição de imagens em ginásios, foram realizadas gravações em dois ginásios poliesportivos utilizando uma câmera digital, optando-se pela captura frontal e lateral da quadra. Foram analisadas algumas das principais funcionalidades da biblioteca de visão computacional OpenCV, buscando identificar sua aplicabilidade ao problema abordado e suas particularidades quanto à aplicação no conjunto de imagens obtido durante as filmagens. A detecção da região de interesse faz uso da informação de luminância da imagem como forma de caracterizar a área da quadra, combinada com operadores morfológicos e detectores de contorno; já a detecção e o rastreamento de jogadores utilizam o algoritmo de detecção de feições FAST, operadores morfológicos compostos e um detector de objetos binários para definir a localização e segmentar as regiões onde existe a presença de atletas. Os resultados dos métodos aplicados apresentam casos de sucesso na identificação da área de jogo e no rastreamento dos jogadores em ambas as gravações, tornando possível o aprimoramento do sistema para mensurar a distância percorrida do atleta, bem como seu tempo de permanência em quadra durante a partida.

Palavras-chave: Visão computacional. Processamento de imagens. Rastreamento humano. Esportes de quadra.

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Biografia do Autor

Karl Phillip Buhr, UNOESC

* Mestre em Computação Aplicada e professor do curso de Engenharia de Computação da UNOESC - Campus Joaçaba.

Guilherme Caldart Massucato, Universidade do Oeste de Santa Catarina

* Acadêmico do curso de Engenharia de Computação da UNOESC - Campus Joaçaba.

Eliezer Emanuel Bernart, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

* Mestrando no curso de Ciência da Computação da UFRGS.

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

Buhr, K. P., Caldart Massucato, G., & Bernart, E. E. (2015). DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA RASTREAR JOGADORES EM QUADRAS POLIESPORTIVAS UTILIZANDO VISÃO COMPUTACIONAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7916

Edição

Seção

PIBITI - CNPq

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