A INTERAÇÃO DO PÚBLICO COM A MARCA: ESTUDO DE CASO DA MELISSA NO INSTAGRAM

Autores

  • Arnaldo Telles Ferreira UNOESC Joaçaba
  • Priscila Tonet UNOESC

Resumo

Com este trabalho, teve-se como objeto de pesquisa a investigação sobre a utilização do Instagram como ferramenta de interação entre o público e uma marca. Considerando que o Instagram não é tão explorado no mercado publicitário nacional, objetiva-se a verificação, por meio de um estudo de caso da empresa de calçados Melissa, se ele pode proporcionar uma forma de comunicação eficaz entre as empresas e seus seguidores. Considerando que as redes são formadas por dois elementos, os atores sociais e suas conexões, torna-se essencial um aprofundamento nesses conceitos para que se possa entender a forma de comunicação praticada nessa era pós-moderna. Para trazer mais sustentação à análise, também são abordados os conceitos de marketing de relacionamento e de marketing de conteúdo. Diante disso, realizou-se uma pesquisa com base nos estudos abordados, optando pela divisão dos dados em duas categorias, os atores e as conexões. Foram classificados como atores tanto as ações da Melissa quanto os indivíduos que interagem com a empresa, pois ambos têm a capacidade de gerar e de receber conteúdo. Já as conexões abrangem a análise qualitativa do feedback que a marca recebeu. Como resultado, pode-se perceber que a Melissa utiliza a ferramenta Instagram para gestão de sua marca, porém, quando aplicada aos conceitos de marketing de relacionamento, verifica-se que ela não o faz de forma eficaz, deixando de oferecer um feedback aos clientes quando solicitado. Mas, de modo geral, o Instagram pode ser considerado uma forma eficiente de manter uma relação entre marca e clientes quando uma empresa possui uma boa estratégia de divulgação.

Palavras-chave: Mídias sociais. Interação. Marketing.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arnaldo Telles Ferreira, UNOESC Joaçaba

Professor dos Cursos de Comunicação Social da Unoesc

Priscila Tonet, UNOESC

Acadêmica de Publicidade e Propaganda

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Telles Ferreira, A., & Tonet, P. (2015). A INTERAÇÃO DO PÚBLICO COM A MARCA: ESTUDO DE CASO DA MELISSA NO INSTAGRAM. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7889

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)