SEMINÁRIO DE ATUALIDADES: A RELEVÂNCIA DA LEITURA E INFORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
O processo de ensino e aprendizagem pode efetivar-se de diversas maneiras, por exemplo, por meio da leitura e da escrita. Na formação universitária, a leitura e a escrita representam o desenvolvimento da capacidade crítica dos discentes, da iniciação à pesquisa e da interpretação do meio em que estão inseridos. Dessa forma, neste trabalho, buscou-se descrever o Projeto Seminário de Atualidades desenvolvido na Unoesc Chapecó. O Projeto tem como objetivo geral formar leitores conscientes de sua realidade, capazes de ler para transformar, entender e contextualizar o mundo em que vivem. Para tanto, tem-se como objetivos específicos: incentivar os alunos de graduação à leitura e à escrita, contribuir para a reflexão crítica no processo de socialização, despertar para a necessidade da leitura na formação profissional, transformar informação em interesse pelo conhecimento e discutir temáticas da atualidade. A metodologia do Projeto consiste na pesquisa bibliográfica, leitura e apresentação de assuntos relativos à atualidade local e mundial, ampliando as possibilidades de interpretação e expressão de ideias, além de preparação para concursos, exames avaliativos e mercado de trabalho. As temáticas são previamente enviadas pela comissão organizadora do Projeto, tendo um professor responsável pela execução, por curso e fase, que divide a turma em grupos distribuídos em 10 temáticas. Após o envio do informativo do tema da semana, os alunos pesquisam e elaboram uma resenha, sendo essa socializada ao final do semestre em uma aula na qual debatem os diversos temas sob a condução de uma banca avaliativa composta por professores. O Projeto está, em 2015/2, em seu quinto ano de execução. Assim, conclui-se que, por meio dele, foi possível melhorar a formação de leitores críticos e reflexivos que tenham consciência sobre a importância da leitura e da escrita em sua formação moral, cidadã e profissional, com saberes adquiridos, habilidades e competências de leitores autônomos. Competência de ler para transformar, entender e contextualizar o mundo em que vivem.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem. Ensino superior. Leitura e informação.