MAPEAMENTO DE BARREIRAS ARQUITETÔNICAS EM UMA CIDADE DO MEIO-OESTE CATARINENSE

Autores

  • Maria Esther Duran Traverso
  • Aline Ferraz
  • Isabel Frasson

Resumo

Acessibilidade pode ser definida pela capacidade de pessoas que, com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, conseguem utilizar os espaços públicos e privados como qualquer outro indivíduo, de forma efetiva, possibilitando o seu convívio social e somente é possível se houver ausência de barreiras arquitetônicas. Neste estudo teve-se como objetivo identificar, descrever e mapear as barreiras arquitetônicas de acesso aos serviços públicos oferecidos no Fórum, na Universidade e em uma Escola de Educação Básica de uma cidade do Meio-oeste catarinense. É uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem quantitativa, na qual, para a coleta de dados, foi utilizado um formulário tipo check-list, baseado no protocolo da pesquisa de Aragão (2004), e a avaliação dos resultados foi fundamentada na norma NBR 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (2004). Foi observado mediante os resultados que as condições de acesso às avenidas e elementos urbanos em um quarteirão próximo às Instituições não atenderam a Norma. Ainda há obstáculos tanto no acesso ao interior do prédio quanto na circulação vertical, e somente em uma edificação o acesso para o seu interior está condizente com a Norma. Concluiu-se com os resultados encontrados que os locais públicos não atendem todas as normas estabelecidas, e estão em processo de adaptação para torná-los mais acessíveis às pessoas com deficiência.

Palavras-chave: Pessoas com deficiência. Barreiras arquitetônicas. Equidade no acesso. Estruturas de acesso.

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

Duran Traverso, M. E., Ferraz, A., & Frasson, I. (2015). MAPEAMENTO DE BARREIRAS ARQUITETÔNICAS EM UMA CIDADE DO MEIO-OESTE CATARINENSE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7860

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino