PERFIL DE PACIENTES ATENDIDOS PELA FISIOTERAPIA EM USO DE SUPORTE VENTILATÓRIO INVASIVO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Geovana Teo Zamprogna UNOESC
  • Cristina Balen

Resumo

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tem por objetivo o suporte à vida de pacientes críticos, em situações instáveis, que requerem monitorização e cuidados contínuos. Muitos dos pacientes internados em uma UTI necessitam de suporte ventilatório, incluindo de modo invasivo, utilizando-se a ventilação mecânica. As informações acerca das características clínicas e epidemiológicas desses pacientes são importantes para a equipe multiprofissional poder traçar o perfil clínico deles e determinar a prevalência dessas variáveis. O objetivo por meio do presente estudo foi verificar o perfil clínico dos pacientes em ventilação mecânica invasiva atendidos pela fisioterapia em uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital do Meio-oeste catarinense. Trata-se de um estudo observacional, quantitativo e documental, de levantamento de dados nos prontuários de pacientes submetidos à ventilação mecânica invasiva por período superior a 24 horas. Foram analisados 101 prontuários no período entre maio e agosto de 2014. Os resultados evidenciaram que a população era predominantemente do gênero feminino. As principais causas de internação foram as doenças neurológicas, sendo as doenças respiratórias, as comorbidades mais prevalentes. O modo ventilação com pressão controlada (PCV) foi o mais utilizado na admissão dos pacientes. O índice de óbito foi de 28%. O perfil clínico dos pacientes verificado nesse estudo foi importante na caracterização dos pacientes atendidos e favoreceu a formação de critérios para admissão e alta, melhorando a abordagem aos pacientes.

Palavras-chave: Unidade de Terapia Intensiva. Ventilação Mecânica Invasiva. Fisioterapia.

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

Teo Zamprogna, G., & Balen, C. (2015). PERFIL DE PACIENTES ATENDIDOS PELA FISIOTERAPIA EM USO DE SUPORTE VENTILATÓRIO INVASIVO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7826

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino