MAPEAMENTO DAS PERCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNOESC DE CHAPECÓ SOBRE OS ESTÁGIOS CURRICULARES

Autores

  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Natali Sirino Acadêmica do Curso e Bolsista do Grupo de Pesquisa do Curso de Educação Física da Unoesc, Campus Chapecó
  • Iully Anne L. Colossi

Resumo

A obrigatoriedade da realização dos estágios curriculares leva os acadêmicos a enfrentarem o mercado de trabalho e avaliarem a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos. O Conselho Regional de Educação Física (CREF) é o órgão que fiscaliza o exercício dos profissionais de Educação Física em cada região e influencia no mercado de trabalho. Tem por objetivo zelar pela qualidade dos serviços oferecidos à sociedade, garantindo o direito de atendimento por profissionais de Educação Física eticamente comprometidos, de forma a fiscalizá-los e orientá-los. A percepção da situação do mercado profissional é outro fator que influencia na escolha da especialidade profissional dos acadêmicos e orienta sua escolha no momento de realizar o estágio. Entre os fatores levantados, o objetivo neste estudo foi mapear as percepções dos acadêmicos sobre a situação atual dos estagiários de Educação Física da Unoesc Chapecó. A amostra foi composta por 74 acadêmicos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado um questionário elaborado pelos próprios autores composto por oito questões fechadas com Escala Lickert com pontuação de 0 a10. Após análise descritiva de dados, os resultados foram: 1) Quanto você está satisfeito com sua escolha profissional? m=9,44 (dp=7,70); 2) Quanto você está satisfeito com a situação atual da sua profissão? m=5,85 (dp=2,10); 3) Quanto você conhece o CREF? m=4,00 (dp=2,39); 4) Quanto o CREF te orienta para o estágio? m=1,11 (dp=1,91); 5); Quanto o CREF fiscaliza o seu estágio? m=1,09 (dp=2,07); 6) Quanto seu estágio serve para sua formação profissional? m=8,15 (dp=2,38); 7) Quanto sua formação acadêmica serve para o seu estágio? m=7,91 (dp=2,54). A última questão nos trouxe o seguinte questionamento: Quantas horas por semana você estagia? Contatou-se que 62% estagiam de0 a 6 horas por semana, 15% de7 a 12 horas por semana, 8% de19 a 24 horas por semana, 1% de13 a 18 horas semanais, 7% de25 a 30 horas por semana e 7% estagiam mais que 30 horas semanais. Concluiu-se que são necessárias maior formação aos acadêmicos sobre a ação regulamentadora do CREF e influências no momento da realização do estágio; que os estagiários se encontram satisfeitos com a escolha profissional, porém, pouco satisfeitos com a situação da profissão; que são conscientes da importância do estágio; que a maioria realiza estágios de até seis horas por semana, o que demonstra a necessidade de melhores políticas relacionando as necessidades acadêmicas à necessidade das empresas conveniadas.

Palavras-chave: Estágio curricular. Formação profissional. Educação Física. Satisfação profissional. Regulamentação.

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Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pela Universidade de Barcelona.

Professor da UNOESC-Chapecó.

Natali Sirino, Acadêmica do Curso e Bolsista do Grupo de Pesquisa do Curso de Educação Física da Unoesc, Campus Chapecó

Acadêmica do Curso e Bolsista do Grupo de Pesquisa do Curso de Educação Física da Unoesc, Campus Chapecó

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

Zawadzki, P., Sirino, N., & L. Colossi, I. A. (2015). MAPEAMENTO DAS PERCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNOESC DE CHAPECÓ SOBRE OS ESTÁGIOS CURRICULARES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7791

Edição

Seção

Chapecó - Ensino