GESTÃO DE MARCAS: ESTUDO DE CASO DA MARCA UNOESC

Autores

  • Silvia Spagnol Simi dos Santos UNOESC
  • Jessica Amanda Mota Unoesc

Resumo

Uma marca é responsável por representar uma empresa perante o seu público e é a partir dela que um produto ou serviço é reconhecido. Contemporaneamente, com o fluxo de informações mais intenso por conta das tecnologias da informação e da comunicação, é imprescindível que o gerenciamento das marcas seja priorizado no planejamento estratégico de uma organização. Por isso, a forma como ela é gerida define como os clientes a compreenderão e a considerarão no ato da compra. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi investigar o gerenciamento da marca da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Essa é uma escolha relevante em razão do fato de a marca escolhida possuir uma identidade visual e uma marca reconhecidas e marcantes no mercado, tendo suas aplicações nas peças publicitárias de forma bastante incisivas. O tema foi escolhido a partir do desejo de conhecer o funcionamento da gestão de uma marca tão forte e presente no mercado regional. É um estudo de caso centrado na descrição do processo de criação e gerenciamento da marca no período de 2004 a 2014, na concepção de gestores da Instituição. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com os principais gestores dos períodos considerados na pesquisa. Concluiu-se que o investimento em estratégias para o fortalecimento de marca, o planejamento de ações estratégicas e, principalmente, o valor que a marca Unoesc tem no mercado são imprescindíveis. A preservação e a manutenção tanto dos valores quanto da própria presença da marca se mostraram importantes dentro do contexto em que a Unoesc está inserida.

Palavras-chave: Marca. Unoesc. Gerenciamento. Posicionamento. Branding. Manutenção. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Spagnol Simi dos Santos, UNOESC

Possui graduação em Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda, Especialização em Comunicação e Marketing e Especialização em Novas Mídias, Rádio e TV e é Mestre em Ciências da Linguagem, com foco na linguagem não verbal. Atualmente é Coordenadora dos cursos de Comunicação Social da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC campus de Joaçaba, e professora em várias disciplinas nos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Radialismo.

Jessica Amanda Mota, Unoesc

Graduada em Comunicação Social habilitação em publicidade e Propaganda. Atua como Produtora Gráfica no setor de Comunicação e Marketing da UNOESC Joaçaba.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Spagnol Simi dos Santos, S., & Mota, J. A. (2015). GESTÃO DE MARCAS: ESTUDO DE CASO DA MARCA UNOESC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7784

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino