O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR JOVEM DE JOAÇABA EM RELAÇÃO ÀS COMPRAS

Autores

  • Silvia Spagnol Simi dos Santos UNOESC
  • Jorge Gabriel Cassuba Unoesc

Resumo

Com o advento da internet, mudanças significativas na maneira das pessoas se comportarem aconteceram, principalmente no que se refere aos indivíduos da Geração Z. Portanto, teve-se, com esta pesquisa, o objetivo de analisar o comportamento desses indivíduos na cidade de Joaçaba, relacionando suas maiores motivações e os determinantes de compra e de consumo desses jovens. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem quantitativa com método de coleta de dados por meio de um questionário survey com perguntas fechadas, em escala likert, para 85 jovens de 15 a 24 anos, denominados indivíduos da Geração Z. Em um total de 85 entrevistados, 41% são homens e 59% mulheres. Detectou-se que itens como livros, produtos eletrônicos e serviços de lazer são preferencialmente adquiridos pelos jovens usando serviços da internet (e-commerce), como forma de compra. Já compras relacionadas à vestimenta (roupas, calçados e acessórios), bem como alimentos e móveis, são preferencialmente efetuados em lojas físicas. Foi concluído que sobre esses itens, adquiridos em lojas físicas, os jovens não possuem tanto conhecimento, ou seja, necessitam de alguma forma de orientação, e quem pode prestar esse auxílio seria os vendedores. Ao contrário de jogos, os games que são famosos na Geração Z, bem como eletrônicos, livros e serviços de lazer, talvez sejam mais consumidos de forma on-line pelo fato de já haver um conhecimento prévio desses jovens, não necessitando de alguém que os ajude. Não se tendo dúvidas a respeito, é visada a comodidade, ou seja, comprar sem sair do lugar. Os resultados apontam que os jovens estão vivendo em uma sociedade imediatista e acabam optando por comprar de acordo com o preço e a disponibilidade dos produtos e serviços que encontram. Portanto, seus investimentos estão sendo equacionados entre lojas físicas e on-line, de acordo com as facilidades oferecidas, o que reflete uma mudança de cultura de consumo.

Palavras-chave: Jovem. Comportamento do consumidor. Geração Z. Compras.

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Biografia do Autor

Silvia Spagnol Simi dos Santos, UNOESC

Possui graduação em Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda, Especialização em Comunicação e Marketing e Especialização em Novas Mídias, Rádio e TV e é Mestre em Ciências da Linguagem, com foco na linguagem não verbal. Atualmente é Coordenadora dos cursos de Comunicação Social da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC campus de Joaçaba, e professora em várias disciplinas nos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Radialismo.

Jorge Gabriel Cassuba, Unoesc

Estudante do curso de Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda e Bolsista de Projeto de Pesquisa.

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

Spagnol Simi dos Santos, S., & Cassuba, J. G. (2015). O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR JOVEM DE JOAÇABA EM RELAÇÃO ÀS COMPRAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7783

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

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