O QUE É O ESTÁGIO IDEAL PARA VOCÊ? QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA FAZER UM BOM ESTÁGIO?

Autores

  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Iully Anne Lermen Colossi Acadêmica e Bolsista do Grupo de Pesquisa do Curso de Educação Física, da Unoesc, Campus Chapecó
  • Natali Sirino

Resumo

O estágio curricular supervisionado é um processo de transição que proporciona ao estudante a oportunidade de demonstrar e aplicar o conhecimento até então adquirido no ensino superior, no seu campo de trabalho. O objetivo neste estudo foi identificar as percepções dos acadêmicos do Curso de Educação Física, o que caracteriza um estágio ideal e quais as condições necessárias para realizá-lo. Participaram do estudo 74 acadêmicos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. O instrumento utilizado consistiu em um questionário com duas perguntas abertas (Qual o estágio ideal para você? Quais são as condições necessárias para fazer um bom estágio?). Foi aplicada uma análise de conteúdo sobre as respostas obtidas de todos os participantes. Utilizou-se o software MAXQDA (Derbi, Alemanha) para determinar as categorias a posteriori de forma exaustiva. Os resultados encontrados apresentaram quatro grandes categorias. A primeira foi a de objetivos que os acadêmicos percebem em relação à necessidade de se realizar o estágio. Nessa categoria foram encontradas duas subcategorias, a primeira, com uma frequência de 68,75%, mostra como objetivo a formação profissional e a segunda, com 31,25%, a necessidade de aprender a profissão. A segunda categoria menciona as condições necessárias para a realização de um bom estágio, subdividida em quatorze subcategorias: Local ideal 16,94%; Melhor remuneração 16,13%; Estrutura de estágio 14,52%; Colocar em prática conhecimentos adquiridos 11,29%; CREF fiscalizando 8,87%; Produzir conhecimento 8,87%; Refletir a realidade profissional 5,65%; Conciliar estágio e faculdade 4,03%; Não ser explorado 4,03%; Disposição para ensinar 3,23%; Especialidade escolhida 2,42%; Valorização da Educação Física 1,61%; Que seja motivador 1,61%; Tempo maior 0,81%. A terceira categoria refere-se aos supervisores de estágio, subdividida em duas categorias, a primeira com 62,7%, que o supervisor ofereça orientação, a segunda com 37,93%, que o supervisor tenha tempo para esclarecer e resolver dúvidas. Por fim, a quarta categoria envolve orientadores e acadêmicos, em que um maior tempo da disciplina é citado em 100% da amostra. Pode-se identificar que o principal objetivo dos acadêmicos perante o estágio é a formação profissional, sendo as condições predominantemente esperadas, um local ideal, boa remuneração e estrutura do estágio e a prática dos conhecimentos adquiridos. Aponta-se que levantamentos como esse são necessários ao momento de se estabelecer políticas de funcionamento para os estágios que atendam não somente as demandas educacionais e das instituições envolvidas, mas que também consigam atender o mercado dinâmico da Educação Física, bem como as necessidades dos próprios acadêmicos.

Palavras-chave: Estágio profissional. Formação profissional. Condições. Percepções de acadêmicos. Educação Física. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pela Universidade de Barcelona.

Professor da UNOESC-Chapecó.

Iully Anne Lermen Colossi, Acadêmica e Bolsista do Grupo de Pesquisa do Curso de Educação Física, da Unoesc, Campus Chapecó

Acadêmica e Bolsista do Grupo de Pesquisa do Curso de Educação Física, da Unoesc, Campus Chapecó

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Zawadzki, P., Lermen Colossi, I. A., & Sirino, N. (2015). O QUE É O ESTÁGIO IDEAL PARA VOCÊ? QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA FAZER UM BOM ESTÁGIO?. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7768

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < > >>