ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO NO FACEBOOK: CASE PREFEITURA DE CURITIBA, PR
Resumo
No presente trabalho se discorreu sobre estratégias de comunicação no Facebook, com uma análise da fanpage da Prefeitura de Curitiba, PR. No mundo digital, o consumidor pode escolher que informação quer consumir na hora que ele quiser e possui diversos canais para transmitir sua própria mensagem, deixando suas opiniões e pensamentos. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como a Prefeitura de Curitiba utiliza o Facebook em termos de estratégia de relacionamento. Os objetivos específicos foram compreender o histórico de comunicação da Prefeitura de Curitiba a fim de entender o seu posicionamento atual nas mídias sociais; analisar a interação entre a Prefeitura e seus fãs no Facebook; avaliar as práticas utilizadas pela Prefeitura no meio; analisar a eficácia do Facebook como ferramenta de comunicação e identificar o que motiva os fãs da Prefeitura de Curitiba e perceber o perfil desses fãs. A pesquisa é caracterizada como bibliográfica e de estudo de caso; assim, aplicou-se um questionário aos fãs da fanpage e realizou-se uma entrevista com a equipe de comunicação da Prefeitura. Compreendeu-se, por meio do estudo de caso, que o Facebook é uma ferramenta essencial na manutenção de marca e no relacionamento com o consumidor, em virtude da facilidade de acesso pelo público-alvo.
Palavras-chave: Marketing digital. Facebook. Propaganda. Internet. Prefeitura de Curitiba.