ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA PARA A APLICAÇÃO DA INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES
Resumo
Difundir conhecimentos que contribuam para a melhoria contínua da gestão das organizações e utilizar a interação contínua e sistemática com organizações públicas, privadas e do terceiro setor como estratégia de ensino-aprendizagem são alguns dos objetivos do Mestrado Profissional em Administração (MPA) da Unoesc. Nesse sentido, o componente curricular Estratégia de Inovação, visando atender estes objetivos do MPA, propôs o engajamento dos acadêmicos com a realidade organizacional local por meio da realização de trabalhos técnicos e tecnológicos. Os acadêmicos tiveram, ainda, a oportunidade de participar de uma atividade, em sala de aula, com o Prof. Dr. Júlio José Plaza Tabasco do Departamento de Geografia e Ordenamento Territorial da Universidade de Castilla-La Mancha da Espanha. Nessa atividade, entre os assuntos abordados, enfatizou-se os assuntos relacionados à inovação, possibilitando aos alunos do Curso realizarem comparativos diante de realidades diferenciadas existentes entre o Brasil e a Espanha. A atividade oportunizou aprimorar o conhecimento da área e identificar que a inovação pode surgir, entre outros fatores, pela união da sociedade, pública e privada, e na disponibilização de recursos para incentivar a busca das inovações, a partir do desenvolvimento de estratégias corporativas. Como resultados, além da interação com outros contextos, os acadêmicos puderam ampliar a percepção sobre a participação da sociedade na criação de ideias inovadoras por meio de acesso às novas práticas e ao desenvolvimento da mão de obra, o que possibilita a união das culturas urbana e rural e a aproximação da população à tecnologia. Esses fatores puderam ser percebidos como agentes desenvolvedores de novos processos e produtos. Tais práticas, portanto, vêm ao encontro dos objetivos do Mestrado Profissional em Administração, que visa unir a teoria às práticas organizacionais em âmbito nacional e internacional.
Palavras-chave: Atividades técnicas em sala de aula. Inovação. Práticas organizacionais.