O ENSINO DE HISTÓRIA NA CONTEMPORANEIDADE: METODOLOGIAS E LINGUAGENS EM SALA DE AULA
Resumo
O presente estudo tem por objetivo analisar as possibilidades metodológicas e linguagens didáticas que facilitam o ensino de história (docência) em sala de aula para estudantes do ensino fundamental e ensino médio. É Fruto da minha experiência com o Estágio Curricular Complementar em História que tem por objetivo levar o acadêmico do curso de licenciatura em História ter contato com o espaço escolar e propor mudanças que vão ser fundamentais teoricamente na academia e aplicá-las ao retornar na escola para a docência. Na dialética entre academia e prática escolar é possível notar que a partir da Nova História as mudanças nas concepções de pesquisar história e consequentemente a ampliação das fontes de pesquisa possibilitam um novo olhar sobre o presente, passado e futuro e que os materiais didáticos foram também ganhando novas abordagens com novas metodologias e diferentes linguagens. Na sala de aula o processo é lento, mas também ocorreram modificações e com o passar do tempo o ensino de História, quase sempre aprendida por meio da memorização dos fatos, geralmente políticos, escolhidos e transcritos por historiadores com concepções diversas, foram abrindo espaço para incorporação de materiais didáticos críticos e reflexivos. Agora cabe ao professor visualizar novas possibilidades de utilização de tais materiais, pois, muitas vezes com o apoio do próprio livro didático pode-se conduzir o processo de ensino e aprendizagem, analisando e problematizando imagens, documentos, mapas, filmes e músicas. É destes instrumentos, fontes e linguagens e sua utilização em sala de aula em que buscamos abordar e aplicar a experiência docente do Estágio Curricular.