SISTEMA DE INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS
Resumo
Muito se lê no mundo corporativo sobre a relevância do gerenciamento de projetos nas organizações. Como primeiro passo para a elaboração do projeto, surgiu a necessidade de mapear e definir os processos que fariam parte dele. Com base nessas necessidades, elaborou-se um protótipo no qual este se baseia na proposta de desenvolvimento de uma ferramenta de apoio didático a alunos de gerenciamento de projeto, visando a uma menor complexidade e maior interação no processo de aprendizagem por parte do aluno. A ferramenta servirá de apoio no estudo das disciplinas de gerenciamento de projeto em sala de aula, em que o aluno terá uma visão mais dinâmica e aplicada das fases que compõem um projeto. As metodologias utilizadas para o desenvolvimento da pesquisa se basearam nas atuais formas de ensino do gerenciamento de projetos, as quais se demonstraram não muito intuitivas se considerando a importância de tal assunto no desenvolvimento acadêmico e profissional do aluno. Dentro do novo modelo, a interação aconteceu em fases, nas quais foram descritas cada uma das etapas de elaboração do projeto, compostas por: iniciação, planejamento, monitoramento, controle e o encerramento. A utilização da ferramenta proporcionará ao aluno a prática e a visão da importância das informações de cada etapa, para assim chegar a um projeto bem elaborado. Todos esses recursos são disponibilizados por meio de uma interface web que permitirá ao professor definir equipes e monitorar o andamento de cada um dos projetos. O estudo feito sobre a problemática do ensino do gerenciamento de projetos mostrou o grau de importância do bom aprendizado e da aplicação de boas praticas de gerenciamento de projeto desde o seu início. A ferramenta proposta nesta pesquisa atende de forma geral aos requisitos para auxiliar o usuário a compreender com mais seriedade a forma de elaboração de grande parte da documentação envolvida no gerenciamento de um projeto. Com esta pesquisa, concluiu-se que o protótipo atenderá às necessidades que os alunos possuem no que se refere ao ensino do gerenciamento de projetos em sala, melhorando seu entendimento e interesse diante do assunto.
Palavras-chave: Gerenciamento. Projeto. Aprendizado.
A ferramenta servirá de apoio no estudo das disciplinas de gerenciamento de projeto em sala de aula, onde o aluno terá uma visão mais dinâmica e aplicada das fases que compoem um projeto. As metodologias utilizadas para o desenvolvimento da pesquisa basearam-se nas atuais formas de ensido do gerenciamento de projetos, onde demonstraram-se não muito intuitivas levando-se em consideração a importância de tal assunto no desenvolvimento acadêmico e profissional do aluno.
Dentro do novo modelo, a interação acontecerá em fases, onde em cada fase serão descritas cada uma das etapas de elaboração do projeto, sendo elas compostas por: iniciação, planejamento, monitoramento, controle e o encerramento do projeto. A utilização da ferramenta proporcionará ao aluno a prática e a visão da importância das informações de cada etapa, para assim chegar a um projeto bem elaborado. Todos estes recursos são disponibilizados através de uma interface web e que permitirá ao professor definir equipes e monitorar o andamento de cada um dos projetos.
O estudo feito sobre a problemática do ensino do gerenciamento de projetos mostrou o grau de importância do bom aprendizado e da aplicação de boas praticas de gerenciamento de projeto desde o seu inicio.
A ferramenta proposta nesta pesquisa atende de forma geral os requisitos para auxiliar o usuário a compreender com mais seriedade a forma de elaboração de grande parte da documentação envolvida no gerenciamento de um projeto.
Com esta pesquisa foi concluído que o protótipo atenderá as necessidades que os alunos possuem no que se refere ao ensino do gerenciamento de projetos em sala, melhorando seu entendimento e interesse perante o assunto.