PLANO DE NEGÓCIO: IMPLANTAÇÃO DE UM ATACAREJO NO MUNICÍPIO DE JOAÇABA, SC
Resumo
O estudo teve como objetivo analisar as viabilidades econômica, financeira e mercadológica de implantação de um atacarejo no Município de Joaçaba, Santa Catarina. O princípio do atacarejo é que o próprio cliente possa escolher nas prateleiras o produto que irá adquirir, evitando, assim, os custos com vendedores, transporte e serviços essenciais para o atendimento. Quanto à abordagem de pesquisa, demilitou-se como quantitativa, quanto ao método, foi caracterizado como pesquisa de análise exploratória e descritiva. Para a coleta de dados foi utilizado um formulário com questões fechadas, abertas e de múltipla escolha. Este foi aplicado a 395 indivíduos (pessoas físicas) e 36 empresas (pessoas jurídicas), por definição aleatória. Os dados foram tabulados por meio da ferramenta Microsoft Excel e a análise envolveu os procedimentos de seleção, tabulação e codificação das respostas, para em seguida os transformar em informações pertinentes ao negócio. Por meio da pesquisa se evidenciou a viabilidade mercadológica para a implantação de um atacarejo com abrangência nas cidades de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna, destacando o potencial do mercado nas cidades de atuação. A partir do planejamento estratégico obteve-se o adequado direcionamento da organização diante dos ambientes, orientado pela sua missão, visão e valores. A análise financeira demonstrou, por meio de indicadores favoráveis, a viabilidade para a implantação do negócio. Porém, faz-se necessária uma ressalva no que diz respeito à estrutura de capital, em razão da grande necessidade de recursos de terceiros para o início das atividades.
Palavras-chave: Atacarejo. Estudo de mercado. Análise de viabilidade econômico-financeira.