A CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN INDUSTRIAL PARA MELHORIA DO MOBILIÁRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Eduardo Cipriani Scwhengber
  • Moyra Romani Wandscheer

Resumo

A motivação para a realização deste estudo surgiu das inquietações vivenciadas com crianças. O contexto escolar vivenciado por elas necessita de aprimoramentos. O presente trabalho de conclusão de curso apresentou um estudo sobre mobiliário escolar para a educação infantil. Ele consiste na apresentação de uma pesquisa sobre o que é design e como ele pode contribuir para a melhoria da qualidade de ensino/aprendizagem. A problemática proposta é a seguinte: de que forma o design pode contribuir para melhorar a qualidade do mobiliário existente nas salas de aula da educação infantil? O principal objetivo deste trabalho foi voltado à compreensão do contexto escolar e para a produção de um móvel que esteja atento às necessidades percebidas no estudo de campo realizado nas escolas da região. O processo criativo de Gomes (2001) contribuiu para a elaboração de uma proposta coerente; para a realização da proposta, estudos sobre cores, formas, materiais e tendências fizeram-se necessários. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa e buscou, com o desenvolvimento de uma nova proposta de mobiliário escolar, melhorar a qualidade do ensino, apresentando às crianças que elas têm uma grande importância perante a sociedade. Os escritos de Horn (2004), Fontoura (2002) e Bergmiller (1999) contribuíram para a compreensão adequada das necessidades escolares. Pressupostos de design contidos abordados nos estudos de Farina, Perez e Bastos (2011), Iida (2005) e Pedrosa (2009) auxiliaram para a obtenção dos resultados esperados. O estudo proporcionou um novo modelo de mobiliário escolar e a aceitação das crianças foi bastante relevante, pois o conjunto de mobiliário escolar tampo proporcionou uma melhoria no espaço escolar infantil.

Palavras-chave: Design. Educação infantil. Mobiliário escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-08-2014

Como Citar

Scwhengber, E. C., & Wandscheer, M. R. (2014). A CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN INDUSTRIAL PARA MELHORIA DO MOBILIÁRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 250. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5697

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino