CONSTRUÇÃO DE LIMITES ATRAVÉS DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
Resumo
O presente trabalho é parte da pesquisa que tem como tema a Construção de limites através de brinquedos e brincadeiras e teve como primeira problemática a compreensão de quais possibilidades a interação com brinquedos e brincadeiras tem na construção de limites com as crianças/alunos dentro do espaço escolar. A pesquisa foi foco das práticas de estágio desenvolvidas durante quatro semestres no Curso de Pedagogia. As práticas de estágio envolveram a docência na educação infantil, ensino fundamental, disciplinas pedagógicas do ensino médio e gestão escolar. Durante o desenvolvimento de estágio, a base teórica teve foco na compreensão de como os brinquedos e as brincadeiras constituem-se como possibilidades e fortes aliadas no processo de ensino e aprendizagem. O estágio de docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, que teve por objetivo abranger esses conceitos citados, foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Amália Daltoé Agostini, situada em São Miguel do Oeste, SC. As principais metodologias utilizadas foram a escrita, a leitura, a pintura com ênfase nos elementos da reciclagem, o estudo de diversos gêneros textuais, a roda de conversa e a contação de histórias, com o intuito principal de trabalhar a construção de limites; foram realizadas atividades em grupo, nas quais as crianças se auxiliavam, construíam e descobriam juntas, trabalhando em cooperação umas com as outras, essas atividades foram tanto teóricas quanto práticas, o que gerou momentos de interação entre as crianças, quando elas descobrem um pouco a mais sobre si mesmas e os colegas. O estágio na gestão escolar foi baseado na temática proposta pela escola Valorizando uma das pessoas mais importantes da vida: A mãe, que teve como objetivo compreender como ocorre o relacionamento entre escola e família nos momentos de convivência, para assim entender o que se passa no cenário educacional da instituição. O estágio com as disciplinas pedagógicas do ensino médio, mais especificamente na turma do magistério, possibilitou reflexões sobre os aspectos teóricos e práticos do brinquedo e da brincadeira na construção de limites na escola. Destaca-se como ponto de análise, a categoria pautada na temática: Brincando e aprendendo: práticas para a construção de limites e da autonomia com ênfase na afetividade, em que refletiu-se sobre a compreensão da relação entre o educar e o amar em sala de aula, os processos pelos quais podem ser desenvolvidas as práticas pedagógicas, bem como a importância das brincadeiras para a construção de limites. Pode-se destacar, como elemento essencial, a importância da pesquisa como elemento transversal do processo educativo, presente no olhar investigativo dos acadêmicos quando buscam a problematização nas escolas para fundamentar teoricamente seu projeto, bem como nos momentos que antecedem a prática docente nas diferentes etapas da educação básica.
Palavras-chave: Afetividade. Limites. Brinquedo e brincadeiras.