ESTUDO SOBRE PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Resumo
O sujeito observado foi um menino de quatro anos e cinco meses, aluno de uma escola municipal no Oeste de Santa Catarina. A população que essa escola atende são crianças pertencentes a famílias de um bairro com grande índice de pessoas de baixa renda, conhecido como o bairro mais pobre da cidade. O sujeito foi escolhido por meio de conversa com a diretora e a professora do aluno, as quais relataram que esse menino possuía atitudes/comportamentos que o diferenciavam das outras crianças da mesma idade. A professora relatou que o menino está na escola há pelo menos um ano e 10 meses, que sempre recebeu os mesmos estímulos que as outras crianças, ela acredita que a mãe tem cuidado exagerado com o filho, “mimando-o” sempre que possível. Os professores relataram como o menino se comporta em sala, mostrando sua agenda e atividades feitas por todos os alunos. Relatou-se o que foi percebido de diferenças entre as agendas das crianças; nelas, são relatados os recados dos pais e da professora; porém, na agenda do sujeito pesquisado, além dos recados, sendo muitos deles avisos que a criança terá consultas médicas, havia uma carta da mãe relatando a saúde do menino desde que nasceu. Com um mês de vida, o menino foi internado com problemas de saúde, logo após, passou por operações, tratamentos, teve também problemas de audição e foi diagnosticado como adenoide, o que dificulta a fala e o entendimento. Neste trabalho, foram apresentadas as dificuldades de aprendizagem, analisando-as com as teorias que nortearam a pesquisa.
Palavras chaves: Aprendizagem. Infância. Escola. Educação.