O ENSINO DO TRÂNSITO INSERIDO NAS ESCOLAS
Resumo
Atualmente, é possível observar o aumento da violência no trânsito, decorrente da falta de atenção e respeito com o próximo, resultando em uma crescente perda de vidas ou causando sequelas permanentes, que não afetam apenas as famílias, mas também a economia nacional, pois há um custo enorme para manter pacientes vítimas de acidentes de trânsito. A presente pesquisa teve como objetivo inserir uma didática sobre o trânsito voltado para as escolas da cidade de São Miguel do Oeste, SC, com dados gerados a partir da pesquisa realizada na primeira etapa do projeto. O projeto teve como foco conscientizar os alunos sobre a importância do estudo sobre o trânsito, demonstrando-a com conteúdos voltados para cada faixa etária, facilitando o entendimento e proporcionando uma troca de informações sobre o assunto. A abordagem desse assunto é vital para a transformação do trânsito brasileiro, pois irá proporcionar, de uma forma sucinta e dinâmica, que a população tenha conhecimento de vários fatores que fazem parte da realidade vivida pela sociedade, como: saúde, meio ambiente, boas práticas no trânsito, etc. O estudo e a aplicação de uma didática voltada às escolas irão contribuir com a modificação do pensamento sobre o trânsito, trazendo até os cidadãos o seu real papel dentro dele, ocasionando uma melhoria na segurança com a conscientização da sociedade. Os materiais desenvolvidos para a aplicação da didática consideraram conceitos do design como hierarquia das informações e padronização de layouts, visto que proporcionaram o desenvolvimento de apostilas e outros materiais complementares que irão auxiliar no aprendizado sobre o tema.
Palavras-chave: Trânsito. Didática. Escolas. Design.