A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA ESCOLA

Autores

  • Fernanda Biavatti Unoesc
  • Carmen Lúcia Arruda de Figueiredo D' Agostini Unoesc-Joaçaba

Resumo

A integração família-aluno-escola tem seu papel relevante no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo também para um desenvolvimento cognitivo adequado, o que é fundamental para que se torne cidadão instruído e tenha uma boa formação escolar. Isso é possível quando se encontra com professores desejosos de ensinar, assim, estes desenvolvem no aluno um desejo do saber. A escola representa um lugar de emancipação da criança, onde esta vai poder estar e falar com outros além de seus pais. Este trabalho objetivou contribuir teoricamente para o tema sobre o papel da família no processo de ensino e aprendizagem. Teve como base metodológica uma pesquisa descritiva e quali-quantitativa, por meio de um questionário com 30 pais e 10 professores do 3º ano do ensino fundamental, em uma escola pública no Município de Capinzal, SC, durante a primeira assembleia de pais que aconteceu no primeiro semestre de 2013. Os resultados finais denotam que 83% dos pais acompanham os filhos nas tarefas escolares no dia a dia, no entanto, 60% afirmam que a falta de escolaridade os dificulta nessa ajuda. Os professores explicitaram que as dificuldades dos pais estão relacionadas à falta de tempo (90%), e quanto à integração, somente  30% buscam integração com as famílias. Este trabalho permitiu analisar a situação atual dos pais e suas dificuldades em acompanhar o processo escolar dos filhos, assim como sua postura em relação à escola. Buscou servir de fonte de estudo para os profissionais da educação que pretendem construir uma relação de parceria com as famílias, já que a escola e a família são importantes para a construção de uma aprendizagem significativa. É perceptível que a escola propicia a socialização do aluno, mas é a família um dos maiores responsáveis pela educação e pelo desenvolvimento das crianças. Com uma estrutura familiar e pedagógica adequada, todo o aluno tem subsídios suficientes para obter um desenvolvimento cognitivo adequado.

Palavras-chave: Aluno. Escola. Família. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Biavatti, Unoesc

Acadêmica do Curso de Psicologia

Downloads

Publicado

03-09-2014

Como Citar

Biavatti, F., & Arruda de Figueiredo D’ Agostini, C. L. (2014). A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA ESCOLA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 114. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5534

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino