DESIGN SENSORIAL – O QUE ESPERAR? AMBIENTAÇÃO DA SALA DE ESPERA PARA CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO INFANTIL

Autores

  • Karina Tissiani Unoesc Xanxerê
  • Sueli Cereza

Resumo

O projeto apresenta a aplicação do design sensorial na ambientação da sala de espera de um consultório odontológico infantil, partindo do pressuposto de que grande parte das pessoas, principalmente as crianças, sente medo ao serem submetidas a tratamentos odontológicos. O estudo considera que, muitas vezes, o sofrimento começa antes mesmo de a pessoa entrar no consultório; nesse processo, o medo aumenta a sensação subjetiva da dor, e isso faz com que o nervosismo torne o tratamento mais doloroso e agoniante, transformando-o em uma experiência sensorial desagradável. Desse modo, o problema a ser explanado nesta pesquisa e ponto norteador é: como o design sensorial pode auxiliar no desenvolvimento de um ambiente que interfira positivamente no sentimento e no comportamento de crianças que têm medo de dentista. Para tanto, fez-se necessário pesquisar o design de interiores e os elementos e processos que interferem no ambiente, o design sensorial e os aspectos do ambiente de estudo. Como resultado, tem-se a proposta de um ambiente de sala de espera de consultório odontológico que emite estímulos sensoriais positivos e que possui características de interatividade e ludicidade, em que a criança é convidada a participar do ambiente, pois ela faz parte do universo lúdico representado, vivenciando uma aventura. Acredita-se que tais estímulos farão a criança relaxar, consequentemente, fazendo com que seu medo seja amenizado.

Palavras-chave: Design sensorial. Design de interiores. Dentista.

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Publicado

29-08-2014

Como Citar

Tissiani, K., & Cereza, S. (2014). DESIGN SENSORIAL – O QUE ESPERAR? AMBIENTAÇÃO DA SALA DE ESPERA PARA CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO INFANTIL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 382. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5533

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

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