DIFERENTES FORMAS DE LEITURA: O IMAGINÁRIO
Resumo
No espaço escolar, as salas de aulas estão compostas por grande diversidade, dessa forma, o professor não consegue suprir de forma significativa às individualidades de cada aluno. Contudo, o ambiente escolar é um espaço fundamental para o desenvolvimento das capacidades, e favorável à realização da leitura. A leitura é uma prática constante na qual se busca compreender o mundo e investigá-lo. Por meio das diferentes maneiras de realizar a leitura, pode-se ampliar conhecimentos de ler, interpretar, reinterpretar, reelaborar, redefinir e criar novos significados, com o objetivo de uma aproximação maior com o conhecimento. Leitura não se faz apenas por meio de livros. Leitura se faz por intermédio de imagens, legendas, símbolos, expressões corporais e outros e ocorrem em todos os “cenários” da vida; ao proporcionar aos alunos o acesso aos diversos espaços, desperta-se o gosto pela leitura, provoca-se o imaginário, e é desafio constante na vida do professor. O objetivo do projeto foi visitar a biblioteca, o laboratório de matemática e a brinquedoteca da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), com crianças da educação infantil e dos anos iniciais, a fim de ter acesso a outras formas e locais de leitura. Os bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), da Escola Municipal Bernardo Moro, Capinzal, SC colaboraram com o processo de ensino-aprendizagem, associando a prática e a teoria, melhorando a formação enquanto acadêmicos, e perceberam que a leitura propicia as crianças; além do prazer de ler, ela amplia o vocabulário, aguça a imaginação, possibilita construir sonhos e procurar caminhos para realizá-los. Ler possui muitas consequências positivas, pois traz autonomia no pensar, em desenvolver opiniões, aumenta a auto-estima no processo de alfabetização e tantas outras.
Palavras-chave: Leitura. Imaginário. PIBID