A ANÁLISE DA VISÃO DAS INDÚSTRIAS DE DOCES DO OESTE DE SANTA CATARINA E A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES QUANTO À GERAÇÃO DOS RESÍDUOS GERADOS NO PÓS-CONSUMO DESSES PRODUTOS
Resumo
Uma pesquisa sobre o pós-consumo de produtos alimentícios pode auxiliar em novos estudos sobre o ecodesign e no comportamento do consumidor. A preocupação com a destinação correta dos resíduos é crescente, percebe-se que muitas empresas estão procurando alguma forma de certificação, para a reciclagem ou reaproveitamento, gerando renda de uma fonte que até então era apenas “lixo”. Ao observar um consumidor adquirindo uma goma de mascar ou bala, percebe-se que para o seu consumo não precisa de um local específico, sendo, portanto, facilmente disposto em local inadequado, causando um impacto ambiental, que em grande escala é significativo. O objetivo geral da pesquisa foi avaliar a percepção das indústrias de doces e balas e dos consumidores quanto à geração de resíduos após o consumo de produtos. Os objetivos específicos foram: levantar todas as indústrias de guloseimas localizadas no Oeste do Estado de Santa Catarina; analisar as informações contidas nas embalagens dos produtos quanto a informações ambientais; identificar os programas de divulgação ambiental da empresa; levantar se existe processo de logística reversa e como ocorre nas organizações e avaliar a percepção dos consumidores quanto à destinação pós o consumo dos produtos adquiridos. O ecodesign é um termo bastante utilizado para proporcionar ao produto melhor eficiência ambiental, pensando no seu processo de desenvolvimento até o final do seu ciclo de vida, considerando a eliminação ou minimização de impactos ambientais significativos. Dessa forma, traz à tona outra área muito comentada atualmente, a sustentabilidade, que basicamente é entendida como uma forma de proteger os recursos naturais. O projeto realizou-se em duas pesquisas, a primeira, com as duas empresas produtoras de doces e balas da região, para entender a percepção e a preocupação quanto ao pós-consumo dos seus produtos, e também por outro lado, a visão do consumidor, e até que ponto ele está disposto em adquirir um produto ambientalmente correto. Compreende-se que as indústrias podem investir em uma ampla escala de pesquisa no projeto de desenvolvimento dos produtos, para atingir o público que está preocupado com a sustentabilidade do planeta. O marketing é um grande aliado para essas organizações, que buscariam um retorno para esses investimentos, uma vez que os consumidores estão mais exigentes quanto às questões ambientais. Por fim, quando se analisa a gestão estratégica do início ao fim da vida do produto ou embalagem, permite-se analisar e criar ferramentas que transcendem à reciclagem dos produtos. Diante disso, pesquisas são necessárias em todo o campo de análise do ciclo de vida do produto, a fim de desenvolver bases metodológicas eficientes e adequadas, pensando sempre no gerenciamento ambiental das embalagens.
Palavras-chave: Ecodesign. Sustentabilidade. Pós-consumo.