PROPOSTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA UMA EMPRESA DO SETOR AUTOMOTIVO
Resumo
O setor de prestação de serviços automotivos está se tornando cada vez mais competitivo. Obter lucro não é o suficiente. É preciso inovar, investir em novas tecnologias e estratégias para garantir a competitividade no mercado. E as micro, pequenas e médias empresas também precisam se adaptar a esse cenário. Baseado nesse pressuposto, este estudo teve como objetivo geral a proposição de um planejamento estratégico para a empresa Rodacar Auto Center, de Seara, SC. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso. Quanto à abordagem, é classificada como qualitativa. De acordo com os objetivos, é uma pesquisa descritiva. A partir das entrevistas, questionários e observação desenvolvidos na empresa, foi possível verificar as deficiências e o que é preciso fazer para que a empresa se mantenha no mercado por muitos anos. A partir disso, foi possível elaborar estratégias e objetivos e criar assim um plano estratégico. Percebeu-se que todas as áreas da empresa precisam de melhorias, o que justifica a importância do planejamento estratégico para essa organização, que servirá como ferramenta gerencial e de tomada de decisão para os gestores da empresa. Portanto, o planejamento estratégico pode ser utilizado pelas organizações para traçar um caminho a ser seguido em médio e longo prazo. Dessa forma, os esforços serão direcionados para o desenvolvimento de ações que estão alinhadas com a perspectiva de desenvolvimento da empresa, de crescimento e de expansão, contribuindo, sobremaneira, para o direcionamento das empresas rumo à excelência organizacional e à melhoria contínua.
Palavras-chave: Estratégia. Planejamento estratégico. Desempenho.