PROPOSTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA UMA EMPRESA DO SETOR AUTOMOTIVO

Autores

  • Simone Sehnem UNOESC
  • Geliane Casarotto UNOESC

Resumo

O setor de prestação de serviços automotivos está se tornando cada vez mais competitivo. Obter lucro não é o suficiente. É preciso inovar, investir em novas tecnologias e estratégias para garantir a competitividade no mercado. E as micro, pequenas e médias empresas também precisam se adaptar a esse cenário. Baseado nesse pressuposto, este estudo teve como objetivo geral a proposição de um planejamento estratégico para a empresa Rodacar Auto Center, de Seara, SC. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso. Quanto à abordagem, é classificada como qualitativa. De acordo com os objetivos, é uma pesquisa descritiva. A partir das entrevistas, questionários e observação desenvolvidos na empresa, foi possível verificar as deficiências e o que é preciso fazer para que a empresa se mantenha no mercado por muitos anos. A partir disso, foi possível elaborar estratégias e objetivos e criar assim um plano estratégico. Percebeu-se que todas as áreas da empresa precisam de melhorias, o que justifica a importância do planejamento estratégico para essa organização, que servirá como ferramenta gerencial e de tomada de decisão para os gestores da empresa. Portanto, o planejamento estratégico pode ser utilizado pelas organizações para traçar um caminho a ser seguido em médio e longo prazo. Dessa forma, os esforços serão direcionados para o desenvolvimento de ações que estão alinhadas com a perspectiva de desenvolvimento da empresa, de crescimento e de expansão, contribuindo, sobremaneira, para o direcionamento das empresas rumo à excelência organizacional e à melhoria contínua.

Palavras-chave: Estratégia. Planejamento estratégico. Desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geliane Casarotto, UNOESC

Aluna do Curso de Administração - UNOESC

Downloads

Publicado

29-08-2014

Como Citar

Sehnem, S., & Casarotto, G. (2014). PROPOSTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA UMA EMPRESA DO SETOR AUTOMOTIVO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 396. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5410

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>