ARTES, ARQUITETURA E DESIGN: PROPOSTA DE REINTEGRAÇÃO ENTRE AS PROFISSÕES POE MEIO DO ESPAÇO ARQUITETÔNICO; DESENVOLVIMENTO DE UM BLOCO ACADÊMICO PARA UNOESC DE XANXERÊ
Resumo
No Brasil, quase que em sua totalidade, os Cursos de Arquitetura e Urbanismo apresentam grande distanciamento em relação às formas de ensino e convivência entre os Cursos de Artes e Design. É preciso, portanto, transformar essa situação passiva em uma situação ativa: abrir canteiros. Faz-se necessário a existência de “condições arquitetônicas”. Após décadas de discussões centradas unicamente nos métodos de ensino e nas teorias da aprendizagem, um novo tema ganha espaço e importância entre os educadores quando se analisa o processo educacional como um todo: o bem-estar do aluno e sua relação com o ambiente de ensino. O papel do meio físico, da estrutura onde ocorre o ensino e onde o aluno passa grande parte do seu tempo fez surgir o que se chama de Arquitetura Escolar. Este trabalho pretendeu apresentar uma proposta para a criação de um bloco acadêmico para abrigar os Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design, bem como conhecer suas funções e saber como ele deve atuar na comunidade acadêmica e na sociedade. Buscou também definir preceitos arquitetônicos e ideias a serem seguidas futuramente na elaboração de um anteprojeto arquitetônico para um bloco acadêmico como trabalho final do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Com este objetivo, valeu-se de uma revisão teórica e de estudos de caso, observando-se itens de suma importância, presentes em obras de destaque (aspectos arquitetônicos formais e concepções teóricas). A arte, a arquitetura e o design são áreas afins. Propõe-se criar um conjunto de espaços dedicados ao estudo, ao conhecimento e ao conforto e inter-relação de seus usuários. Não se tem por objetivo a unificação das profissões, mas a criação de um templo de diálogo entre elas.
Palavras-chave: Estudo. Proposta arquitetônica.